quarta-feira, 31 de março de 2010

O que é a Ayahuasca?Padrinho Jean Pierre (61)8436-0725/3526-5727

Se alguém me perguntar o que é a ayahuasca, eu digo que não sei.

Alguém sabe, de fato, explicar o que é a ayahuasca?

“Um chá que é o produto da decocção do cipó Banisteriopsis caapi e da folha Psychotria viridis.”

Isso explica o que é a ayahuasca?

Se ainda continuarmos a falar das suas propriedades químicas e das suas reações no nosso organismo, isso seria, ainda, o suficiente para entendermos o que é a ayahuasca?

Se ainda perguntássemos aos mais doutos o que é a ayahuasca, eles não conseguiriam responder o que ela é.

A ayahuasca está dentro do domínio da nossa linguagem?

Qual é a linguagem que permeia isso que é a ayahuasca?

Uma linguagem espiritual?

Se é espiritual, será que damos conta de traduções para o que é espiritual?

Eu sei que o seu terreno é o terreno do místico (mysτιkός, em grego, mudo).

O místico é aquilo sobre o qual não existe palavra.

Em contrapartida, podemos senti-lo, de alguma forma.

Então, eu lembro das palavras de Clarice Lispector:

“Não se preocupe em entender,

Viver ultrapassa todo entendimento.(...)

Mergulhe no que você não conhece

Como eu mergulhei”.

No entanto, se tivéssemos a possibilidade de nos encontrarmos com o mestre Irineu e perguntássemos:

- Então mestre, o que é a ayahuasca?

É muito possível que ele, dentro da sua simplicidade, seria o que mais se aproximaria de uma resposta sobre o que ela é.

Porque a linguagem da ayahuasca é uma linguagem do sentimento, do amor, - outro mistério.

O trabalho de abertura do Sagrado CORAÇÃO da África tem como tema central a ayahuasca, mas está menos ligado com as questões relativas ao conhecimento sobre o que é a ayahuasca e mais com os sentimentos que a envolvem, com aquilo que está relacionado ao nosso coração.




O coração é a ponte para o sagrado. É a ponte que nos conduz para a vivência do sagrado.

A África é o símbolo de um retorno para o sagrado que existe em nós, pois a África é a nossa mãe. Quando, pois, estamos mais perto daquilo que nos ama completamente? Quando estamos dentro do ventre da nossa mãe. É preciso voltar ao contato com o sentimento materno para revivenciarmos o amor. A mãe é o nosso mais próximo e mais vivo símbolo do amor.

Eu vos convido a vivenciar esse mistério. Mistério envolto dessa feminilidade.

A ayahuasca será o instrumento para ativarmos o nosso coração para estabelecermos essa conexão entre o Sagrado e a África, entre o Sagrado e o materno.

Eu vos convido a mergulharem nesse desconhecido em que o que menos importa é o conhecimento e o que mais importa é o sentimento. Lembrando o apóstolo Paulo que nos diz:

“Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos,

Se não tiver amor (...)” eu nunca saberei o que é a ayahuasca, eu nunca saberei o que é o Sagrado.

“Ainda que eu tenha fé de transportar montanhas, se não tiver amor (...)” eu nunca saberei o que é a ayahuasca, eu nunca saberei o que é o sagrado.

Nenhum comentário: