Raimundo Irineu Serra, nasceu em São Vicente do Ferré no dia 15/12/1892 no
Estado do Maranhão. Mestre Irineu, um negro alto com 2 metros de altura, filho
de Sanches Serra e Joana Assunção Serra, foi o fundador da Doutrina Santo Daime.
Irineu chega ao Acre com 20 anos, integrando o movimento migratório da
extração
do látex (seringal).
Em 1912 vai para Manaus, no Porto de Xapuri, onde
reside por dois anos, indo
trabalhar posteriormente nos seringais da Brasiléia
durante três anos e,
em seguida, em Sena Madureira, onde residiu por mais três
anos. De volta a Rio
Branco, foi para a Guarda territorial, até chegar ao posto
de Cabo, e em seguida
participou e passou, no concurso para integrar a Comissão
de Limites entidade
do Governo Federal, que delimitava as fronteiras entre
Acre, Bolívia e Peru,
órgão esse, comandado pelo Marechal Rondon. E foi o
próprio Rondon, que
nomeou Irineu a Tesoureiro da Tropa (cargo de confiança).
Foi tão grande a saudade da floresta, que Irineu resolve voltar ao
seringal,
onde conheceu aquele que tornou-se um grande amigo: Antônio Costa.
Antônio
Costa, falava para Irineu, sobre um xamã peruano de nome Pisango,
que realizava
trabalhos com um chá de nome ayahuasca, até que um dia
convida-o para uma sessão,
Irineu pensando respondeu: “ Bom eu vou tomar,
se for coisa que me agrade, que
me sirva, que dê nome ao homem, se for coisa
de Deus, eu prometo levar para o
meus amigos...”
Participando da sessão, ao tomar a bebida, percebeu uma
sensação diferente,
um estremecimento interno, uma força estranha e viu um
enorme brilho no local.
Um dos participantes, evocou o demônio para ganhar
dinheiro, mas, ao invés de
Irineu ver demônios, como afirmavam os caboclos, ele
só viu a cruz cristã de várias
formas diferentes, uma cruz que percorreria o
mundo inteiro. E percebeu que a
bebida o
conectava com Deus. Ao terminar a
sessão, que contava com 12 pessoas,
Dom Pisango exclamou: “ Só Raimundo Irineu entendeu esse trabalho e
é quem
tem a condição de levá-lo para frente. O resto vive iludido e só pensa
em dinheiro."
Ao amanhecer do dia Antônio fala a Irineu, sobre os componentes
da bebida: um
cipó e uma folha. No dia seguinte, quando Irineu trabalhava na
extração do látex no
seringal, viu os raios do Sol, iluminando um grosso cipó,
que sentiu ser o mesmo da
bebida. E, perto de um igarapé onde costumava tomar
água, viu um arbusto com
frutinhas vermelhas, igual ao descrito por Antônio. Ao leva-lo até os locais,
constatou-se tratar
das duas espécies vegetais mágicas: o cipó Jagube e a folha
Chacrona.
Ao aprender
o preparo, combinou com Antônio, de juntos prepararem e tomarem
a bebida, porém
no dia marcado Antônio não pode comparecer e Irineu sozinho
preparou três
litros da bebida e a guardou para tomar junto com o amigo.
Combinaram numa Lua
Crescente, ambos tomaram e sentiram a força da
manifestação vegetal acompanhada
de visões. Antônio contou a Irineu, que na sua
visão, apareceu-lhe uma Linda
Senhora, chamada Clara. Disse a Irineu que ela o
protegia, desde a sua saída do
Maranhão. Depois dessa vivência, combinaram um
novo encontro para a Lua Cheia,
sábado seguinte. Nessa noite de Lua Cheia
tomaram a bebida numa caneca grande.
Irineu, após meia hora, sentiu náuseas e
foi vomitar. Depois de aliviado, olhou para a Lua Cheia, e a viu aproximar-se dele,
com todo o seu brilho resplandecente e prateado. Dentro da Lua, viu uma
Senhora,
de beleza incomparável, sentada num trono, que lhe disse: Você está escolhido
para uma importante
missão, mas para isso deverá alimentar-se por oito dias
apenas de mandioca
cozida, sem sal, abster-se de sexo e álcool , para que nos
encontremos
novamente.
Após a dieta, ao tomar novamente a bebida, a visão da mulher apareceu
novamente.
Apresentou-se como a Rainha da Floresta, que Irineu compreendeu ser
a própria
Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira da Doutrina Santo Daime, que
lhe
entregou o Império Juramidam ( Jura = Deus e Midam = Filho).
Foi assim, que em 1930 fundou a doutrina e tornou-se Mestre Irineu
Sr. Luis Mendes, contemporâneo do Mestre Irineu, conta que numa das
aparições
da Rainha da Floresta, ela disse que lhe ensinaria a preparar uma
série de
garrafadas, para vários tipos de doenças, e o Mestre lhe suplicou :
- Mas, Minha Senhora! Não dá para colocar os poderes de cura das ervas
juntos
nessa bebida? e a Senhora atendeu o seu pedido.
A fama de curador do Mestre Irineu,
espalhou-se pela cidade do Rio Branco, era
procurado por pessoas das mais diversas condições sociais, culturais. Foi filiado
ao Centro da Comunhão do Pensamento, onde recebeu honrarias, e também filiado
à Antiga Rosa Cruz Mística. Através da pureza e honestidade da
sua trajetória
terrena que muitos se aproximaram, em busca da cura, em busca do
divino e da
iluminação, e, por fim, em busca da bebida sacramental por ele
batizada de Santo
Daime. De suas comunicações com a Virgem também nasceram os aspectos
ritualísticos da doutrina, sua liturgia, as características cristãs e seu papel de
caridade e
auxílio: o resgate da dignidade humana e a busca pela harmonia e
sincronia com
as correntes universais que nos envolvem.
Por todos
admirado e reverenciado, seu caráter nunca foi questionado, em
momento algum de
sua trajetória, e é sabido que dentre a sociedade e os políticos
do então
território do Acre, muitos foram considerados como sendo seus
protetores aqui
na terra. A sua imagem social, vinculada a Ayahuasca, é por todos
tida como a
de um ordenador das rebeldias humanas, pacificador e orientador do
bem, e coube
a ele o papel de imprimir uma realidade positiva a verdade por ele
difundida. A doutrina do Santo Daime é o
fruto do seu desenvolvimento material e
espiritual, desde o seu encontro com a
Ayahuasca, em 1914, nas selvas do Peru, até
o dia do seu retorno a sua pátria
espiritual, em 6 de Julho no ano de 1971.
Foram 57 anos de aperfeiçoamentos
para se poder atingir a patente espiritual de
Mestre Imperador.
Mestre Irineu ainda realiza curas na doutrina. Deixou mensagens
canalizadas
através de um conjunto de hinos (hinário) inspirados pela Rainha da
Floresta e
Seres Divinos. Canções de poder que transmitem com uma linguagem
simples e
poética cabocla, os ensinamentos bíblicos. Ele é a célula-mater de várias
instituições ayahuasqueiras organizadas
em vários pontos do país e do mundo.
Fundou a doutrina que prega a Harmonia, o
Amor, a Verdade e a Justiça. Um
legítimo legado Xamânico brasileiro, nascido
onde temos a nossa maior força:
Nossas Florestas.
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