quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
domingo, 27 de novembro de 2011
RITUAL ESPECIAL COM O USO RELIGIOSO DA AYAHUASCA
Com a Proposta: “A TI GRACIAS MADRE AYAHUASCA”
Sábado, dia 03 de DEZEMBRO/2011, as 17 horas
Local: Aldeia Amor Lakota – Brasília – Distrito Federal
“Eis a oportunidade de um encontro do Ser e sua verdadeira natureza de amor.”
"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.“(CHICO XAVIER)
SOB A DIREÇÃO DO C.E.U. SAINT GERMAIN
MADRINHA LÚCIA MAIA E PADRINHO BETO MAIA
CONTATOS: (61) 8423 5005 – 8416 5005 - 9989 7325
institutoxamanicosaintgermain@gmail.com
terça-feira, 1 de novembro de 2011
TRABALHO COM A AYAHUASCA
Sábado, dia 05 de novembro/2011, as 17 horas
Local: Aldeia Amor Lakota
“Eis a oportunidade de um encontro do Ser e sua verdadeira natureza de amor.”
"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.“(CHICO XAVIER)
MADRINHA LÚCIA MAIA E PADRINHO BETO MAIA
(61) 8423 5005 – 8416 5005 - 9989 7325 institutoxamanicosaintgermain@gmail.com
.....
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Pesquisas científicas confirmam:chá Hoasca é inofensivo à saúde.
O chá Hoasca (Ayahoasca, “vinho da alma” em quéchua), que também chamamos de Vegetal, é resultado da decocção de duas plantas: um cipó, o Mariri (Banisteriopsis caapi), e as folhas de um arbusto, a Chacrona (Psychotria viridis), largamente utilizado há muitos séculos pelas comunidades amazônicas e povos andinos em rituais religiosos.
Desde a origem da UDV, o Mestre Gabriel já afirmava, e deixou registrado nos primeiros documentos do Centro assinados por ele, que o “Vegetal que chamamos de Hoasca” é "comprovadamente inofensivo à saúde", consciente de que a comunhão desse chá, “para efeito de concentração mental”, é benéfica à transformação da consciência humana, quando bem orientada.
A comunhão do Vegetal proporciona um estado alterado de consciência, capaz de ampliar a percepção do indivíduo sobre a sua natureza essencialmente espiritual, com resultados positivos sobre o desenvolvimento do ser humano em todos os aspectos, morais e intelectuais.
É todo este trabalho, um exercício integral de sentir e refletir à luz da Hoasca, que leva os sócios do Centro a adotar gradualmente em sua prática cotidiana os princípios ensinados pelo Mestre da União, cientes de que a medida primordial de seu desenvolvimento espiritual é a repercussão dos seus atos e palavras no meio que os cerca.
O Vegetal é distribuído pela UDV somente em seus rituais religiosos, sob responsabilidade de pessoas experientes, observados ainda certos limites de consumo já definidos pela tradição religiosa da União.
Após anos de estudos e pesquisas, a palavra do Mestre – “o Vegetal é comprovadamente inofensivo à saúde” – vem sendo confirmada por estudos científicos promovidos por autorizadas instituições acadêmicas brasileiras e internacionais.
Por iniciativa do Demec, foramrealizados quatro congressos internacionais de saúde. A partir dos doisprimeiros, em 1991 e 1993, nove centros universitários e instituições depesquisa do Brasil, Estados Unidos e Finlândia conduziram, com financiamento daBotanical Dimensions (EUA), dez pesquisas que compõem o Projeto Hoasca.
A fase de campo (coleta de dados)foi realizada em Manaus (Amazonas) em junho de 1993, e abrangeu aspectos diversos,botânicos, fitoquímicos, toxicológicos, farmacocinéticos, neuroendócrinos,clínicos e psiquiátricos. Segundo o Dr. Charles Grob (UCLA), principalinvestigador do projeto, "foi um estudo intensivo e exaustivo jamaisrealizado dos aspectos médicos da Hoasca".
Nos dias atuais, o uso ritualístico do chá Hoasca éassegurado por lei no Brasil, onde se originou, e nos demais países onde aUnião do Vegetal mantém núcleos de associados que se reúnem regularmente emseus rituais religiosos, Estados Unidos e Espanha.
O Departamento Médico-científicoda UDV é hoje um importante centro de referência no conhecimento científico dochá Hoasca e mantém permanente interlocução com o mundo acadêmico, assessorandoa Direção do Centro na sua interlocução com as autoridades públicas da área deSaúde.
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
A RAINHA DAS PLANTAS
Ayahuasca é uma bebida psicoativa feita pela cocção de duas espécies vegetais distintas e utilizada em cerimônias ou rituais religiosos, conhecida por diversos nomes, como Huni, Oasca, Nixipaea, Nixihoni, Natema, Pinde, Runipan dentre muitos outros, são conhecidos pelo menos 42 nomes indígenas para esta poção usada por pelo menos 72 tribos indígenas da bacia Amazônica.
O que é Ayahuasca e sua origem?
A Ayahuasca tem a sua origem nos povos indígenas pré-colombianos e é considerada a bebida sagrada dos povos Incas e de várias tribos do território nacional, sendo o seu uso ritualístico legalmente autorizado pelo CONAD - Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas pelas Resoluções nº. 5 de 4 de novembro de 2004 publicada no D.O. U de 8 novembro de 2004 e Resolução nº. 1 de 25 de janeiro de 2010 publicada no D.O. U nº. 17 em 26 janeiro 2010, para diversos grupos religiosos do país.
Todas as plantas provêm do Grande Espírito, são bênçãos, não há plantas ruins, no entanto, todas foram criadas com funções distintas. Existem as plantas medicinais, as plantas de poder e as plantas de poder professoras.
A Ayahuasca se caracteriza como Planta de Poder Professora, pois tem a capacidade de promover a ampliação da consciência, a conexão com o mundo espiritual e ainda guiar e ensinar como se conduzir neste mundo.
A Ayahuasca é a rainha das plantas de poder nesta era em que vivemos. Uma planta de poder tem a capacidade de causar alterações de consciência em quem a utiliza. Ela não causa qualquer dano físico ao usuário e, ainda, pode chegar a reativar por completo órgãos danificados ou mesmo, em certos casos, reativar totalmente órgãos que não funcionam mais, conforme o merecimento de cada um.
Outra característica desta linda medicina é que ela possui elementais masculinos e femininos igualmente, promovendo o equilíbrio da energia em quem a utiliza. É muito importante frisar que a Ayuahuasca jamais pode causar dependência em quem dela faz uso. Ela jamais viciará ninguém, pois age pela energia e não pela química que possui, tanto que, as leis científicas não enquadram as plantas de poder na classe de drogas. Esta é a razão pela qual o organismo jamais oferece resistência uma planta de poder.
Um detalhe importante é o fato de toda planta de poder promover, sempre que houver necessidade, a limpeza física e energética do canal ou corpo que a usa. A planta de poder conecta quem a usa com a “sensitividade” e com as energias do espírito. Ela promove, cada vez mais, o alinhamento e a abertura dos chakras, dessa forma, seu usuário começa a aumentar o seu SENTIR. Começa a compreender pela intuição e basear suas certezas na luz em que passa a viver.
A Ayahuasca, como planta de poder professora, ensina o caminho da verdade, sem máscaras, sem fuga. Isso porque no exercício da consciência ampliada você consegue reconhecer o que você é realmente e o que você não é.
O Grande Espírito nos deu o livre arbítrio e o que cada um necessita exatamente para ser feliz, nos deu também um caminho uma linda jornada que é a vida aqui nesta terra. Trilhando o sendero da consciência, da iluminação tudo que se encontra é especialmente para o caminhante, pois o caminho é único e da cada um, a Ayuhuasca é um caminho, ou um ser divino que ajuda a encontrar o caminho, ela também pode ser livro que se deve degustar com gratidão, um livro que ajuda cada um a ler o seu próprio livro da vida. Nos foi dada uma maravilhosa oportunidade de sermos felizes, que é a vida.
A maior benção da vida vem com a morte, com essa transformação, pois quando chegarmos na hora de nos despedirmos desta terra, abençoado será aquele que ver o filme de sua vida e sorrir grato e feliz por ter aproveitado dignamente este deslumbrante presente que nos foi dado.
Uma das plantas é a liana, cientificamente denominada Banisteriopsis Caapi, e a outra é um arbusto da família das rubiáceas denominada Psychotria Viridis. A bebida é feita das duas plantas postas em maceração ou cozinhadas, com diversos graus de apuro e concentração.
A antiguidade do uso da Ayahuasca se perde na pré-história. De uma utilização regional milenar, centrada na Amazonia ocidental, seu uso tem modernamente se expandido em toda a América do Sul, primordialmente, graças à preservação do uso pelos povos indígenas e mestiços, apesar da incessante repressão cultural desde os primórdios da colonização. Muito do que se pratica e conhece sobre Ayahuasca vem da observação e conhecimento empírico acumulado por estas tradições indígenas.
Visão científica sobre a Ayahuasca
Abaixo, um material bastante interessante que demonstra claramente que ayahuasca não causa danos físicos ou psicológicos, de qualquer nível. Muito pelo contrário, o grupo de usuários pesquisados se saiu consideravelmente melhor que o grupo de controle.
INOCUIDADE DA AYAHUASCA
Entre 1991 e 1993, a Universidade Federal de São Paulo (antiga Escola Paulista de Medicina), Universidade de Campinas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Amazonas, Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA), Universidade da Califórnia, Universidade de Miami, Universidade do Novo México e Universidade de Kuopio (Finlândia), foram convidados por inciativa de uma das igrejas sincréticas Brasileiras, a UDV, para gerenciar uma pesquisa cientifica, intitulada “Farmacologia Humana da Hoasca, chá usado em contexto ritual no Brasil”. A pesquisa foi articulada pela direção central do Centro de Estudos Médico-Científico da União do Vegetal, órgão interno da instituição, que reúne seus adeptos profissionais de áreas relevantes. Os resultados constatam que a bebida Ayahuasca é inofensiva à saúde.
A pesquisa está publicada em importantes revistas científicas como: “Psychopharmacology”, em texto assinado por J. C. Callaway (PhD), e “The Journal of Nervous and Mental Disease”, em texto de Charles S.Grobb(PhD). Este estudo se deu em Manaus e envolveu nove centros universitários e instituições de pesquisa do Brasil, Estados Unidos e Finlândia, financiados pela fundação norte-americana Botanical Dimension. A pesquisa começou a ser planejada em 1991 e aconteceu em 1993. Consistiu em aplicar testes laboratoriais e questionários, dentro dos procedimentos científicos padrões, em usuários da Ayahuasca. Eram pessoas de faixas etárias variadas, dos meios urbano e rural, freqüentadores assíduos dos cultos. Os testes foram também executados em não usuários servindo de grupo de controle. A avaliação psiquiátrica conduzida pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, Centro de Referência da Organização Mundial da Saúde, não encontrou entre os usuários pesquisados nenhum caso de dependência, abuso ou perda social pelo uso da Ayahuasca, aspectos presentes em usuários de drogas proscritas pela legislação. As conclusões comparativas são surpreendentes. A primeira delas, confirmando a afirmação de que a bebida é inócua do ponto de vista toxicológico: não se constatou “nenhuma diferença significante no sistema neurosensorial, circulatório, renal, respiratório, digestivo, endócrino entre os grupos experimentadores e de controle”.
Nos testes psiquiátricos, foram aplicados os recomendados pela ortodoxia científica, o CIDI (Composite International Diagnostic Interview), com os critérios do CID 10 e DSM IIIR, e o TPQ (Tridimensional Personality Questionnaire). Constatou-se que os usuários da Ayahuasca, comparativamente aos não usuários (grupo de controle) mostraram-se mais “reflexivos, resistentes, leais, estóicos, calmos, frugais, ordeiros e persistentes”. E ainda: mais “confiantes, otimistas, despreocupados, desinibidos, dispostos e enérgicos”. Exibiram também “alegria, hipertimia, determinação e confiança elevada em si mesmo”. Os examinados apresentaram desempenho significativamente melhor que os do grupo de controle quanto à capacidade de lembrar as palavras na quinta tentativa. Foram melhores também em “número de palavras lembradas, recordação tardia e recordação de palavras após interferência”.
Embora o protocolo de estudo não permitia separar os benéficos atinentes ao contexto religioso dos efeitos da bebida em si, esta pesquisa confirma a impressão geral, decorrente da sua utilização milenar, da inocuidade da Ayahuasca. De fato não se conhece caso de lesões e doenças provocadas pelo seu uso “in natura”, sem adulterações ou misturas.
Texto adaptado por Max Mello
“...após o Grande Mistério ter criado a Terra depositou sobre seu ventre três de suas virtudes, o Amor, o Poder e a Sabedoria. Nas plantas está contido o Amor de Deus e toda sua capacidade de doação e entrega deste Amor. Nos animais está a expressão do poder do Grande Espírito e suas relações. E como receptáculo da sabedoria desta Força Criadora, o Homem, para que em seu caminho possa comungar com estas dádivas divinas e compartir com seus irmãos.”
......
domingo, 7 de agosto de 2011
INFORMATIVO: Aldeia Amor Lakota
Tendo essa orientação em mente a Aldeia Amor Lakota – AALK, esta se preparando para iniciar no mês de Setembro, novos grupos de vivencias e conexões com os ensinamentos luminosos dos Mestres, Irmãos de Luz, Espíritos Sábios que nos conhecem e acompanham o que estamos vivendo e realizando. São Irmãos Iluminados que além das palavras trazem o poder de mudar nossa vibração para nos curar.
Mais tudo isso só é possível realizar porque trabalhamos tanto no Plano Astral e Físico sob a Égide de uma Grande Egregora que é a do nosso Hospital Espiritual reconhecido por todos como ALDEIA AMOR LAKOTA.
A cada hora somos visitados por ocorrências e circunstâncias que parecem surgir para testar nossa capacidade de reagir. Assim, toda reação deve refletir a vontade da lei que preside nossos destinos. Essa vontade quer sempre nosso enriquecimento espiritual. Ao bem, cabe-nos reagir logicamente com atitude de simpatia e gratidão; mas ao mal também devemos ter reações de entendimento e calma, humildade e perdão.
Pensando o quanto depende de nós termos uma vida mais feliz às vezes é fundamental tomar uma atitude, outras vezes a atitude inteligente é simplesmente esperar ou agir.O que esperamos encontrar no caminho espiritual é justamente a sabedoria de agir melhor, como enfrentar os fatos da vida.
Partindo desta premissa decidimos por agir. Assim, de agora em diante, atuaremos independente do Céu Nossa Senhora da Conceição ao qual éramos filiados, seremos eternamente gratos pelo aprendizado adquirido mais chegou a hora da águia alçar seu vôo.
Assim, os Institutos que compõem a Aldeia Amor Lakota são independentes, mais não separados, continuamos unidos como sempre estivemos e sempre estaremos.
(O VÔO DA ÁGUIA - Na decisão de uma ave, um ensinamento para nós) A águia, a ave que possui a maior longevidade da espécie, chega a viver há 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria decisão. Aos 40 anos, está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva, apontando contra o peito. As asas estão envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil! Então, a águia só tem duas alternativas: morrer... ou ... enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo, sem contar à dor que terá que suportar. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas velhas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses sai para o famoso vôo de renovação e para viver então, mais 30 anos. Em nossa vida, muitas vezes temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes, e outras tradições que nos causam dor. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz. Pense nisso! Autor Desconhecido
Estamos tendo uma oportunidade bem bacana de trocar idéias com vocês que tem o mesmo desejo de crescer, evoluir, e viver o amor nos ensinamentos cristãos, porque o universo pede renovação e o único ponto que une a todos é o amor. E serviço ao próximo é amor.
De qualquer forma é agradecer pelo que de bom recebemos e reter apenas isto em nós. A vida segue seu curso, e tudo é exatamente como deve ser. Com certeza grandes coisas estão por vir, confiando, trabalhando e semeando a paz, o amor e a caridade na Seara Do Cristo vão todos juntos trilhar nesse caminho com compaixão, só ela abre Portais para a nossa caminhada rumo ao alvo desejado.
O lugar da luz, o lugar da verdade, o lugar do amor – é o lugar onde quero estar, embora tenha muito medo de chegar a atingi-lo. É o lugar onde receberei tudo o que desejo, tudo o que sempre esperei tudo aquilo de que vou ter necessidade. Mas é também o lugar onde tenho de largar tudo o que quero reter. É o lugar que me confronta com o fato de que aceitar de verdade o amor, o perdão e a cura são freqüentemente muito mais duros do que concedê-los. É o lugar para além daquilo que cada um, por si mesmo, pode obter ou merecer, das recompensas que possa merecer. É o lugar da rendição e da total confiança. Henry Nouwen
Saudações Cristicas,
ALDEIA AMOR LAKOTA – BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL
Assinam todos os Trabalhadores da Aldeia Amor Lakota:
MADRINHAS: NITA; ANA CLÁUDIA; LÚCIA MAIA E ELEONORA.
PADRINHOS: GERALDO; DARCI; BETO MAIA; ALLAN; WAGNER E LUIGI.
FISCAIS DAS IRMÃS: SHEYLA; SHEYLY E ANGELA.
FISCAIS DOS IRMÃOS: WILSON; PEDRO E RUBENS.
AUXILIAR DE FISCAL DAS IRMÃS: ROSEMARY; LÍVIA; LÍDIA; ANA HILDA; LUCIENE; WANDA; ÁGATHA; HERMIONE; FÁTIMA E LIDIANA.
AUXILIAR DE FISCAL DOS IRMÃOS: ROCHA; VICTOR; ERLON; OSNEY; BRUNO E CLÁUDIO.
OBS.:Em caso de maiores informações solicitamos que se dirija a nós por e-mail ou se preferir pessoalmente.
Solicitamos que todos possam nos ajudar repassando esse informativo.
Namastê!
.....
quarta-feira, 15 de junho de 2011
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Informativo do Instituto Saint Germain -Aldeia Amor Lakota Brasilia
Aos amigos-irmãos que estiverem interessados em participarem do nosso próximo Ritual com a Sagrada Ayahuasca, neste sábado, dia 04 de junho, aí vão algumas dicas para sexta e sábado:
- procure fazer uma alimentação bem leve, podendo abster-se de carne vermelha, bebidas alcoólicas e se possível tirar um cochilo após o almoço de sábado;
- já para o decorrer da semana procure ir se conectando com a energia do trabalho, com a energia da proposta que estamos apresentando a você.
A nossa proposta é bem simples : “ O Despertar dos Anjos Humanos – Ativar a Luz e a Missão da sua Alma “
Por ser tão simples alguns podem até vir a pensar, é mesmo simples, eu já tenho a minha Luz ativada e sei muito bem da minha missão e ainda pode complementar dizendo que da minha missão eu sei tudo, mais com absoluta certeza afirmo a vocês: Não é tão simples assim.
Não é mesmo!! Mais meus caríssimos muitas vezes pensamos que tudo sabemos e ao final descobrimos que quase nada ainda conhecemos, não é assim?
Enfim, até para o Mestre Jesus o foi difícil, quem dirá para nós! Que assim como Ele também renascemos sob o Véu de Isis.
""Como os rituais que usam a ayahuasca são ESCOLAS INICIÁTICAS, é o Padrinho\Madrinha quem determina, por orientação espiritual, o que você vai mirar, que é dada a voce através da proposta do trabalho.
Cada espírito possui UM PESO ESPECÍFICO que o nivela com o plano espiritual afim de se manifestar. Você poderá mirar ensinamentos a serem aplicados no mundo físico e no seu cotidiano. Mas para você sair do nível físico você terá que SUBIR OU DESCER vibracionalmente, daí a importância para o preparo para o trabalho.
Você poderá oscilar entre os AS SETE ESFERAS CONCÊNTRICAS que constituem o planeta Terra.
-SÃO QUATRO ESFERAS SUPERIORES QUE ESTÃO ACIMA DO FÍSICO,EM TORNO DA TERRA EM DIREÇÃO AO ESPAÇO SIDERAL (Estas esferas são chamadas de: “Umbral”, “Arte, Cultura e Ciência”, “Amor Universal” e “Diretrizes do
Planeta”).
-SÃO DUAS ESFERAS INFERIORES NO INTERIOR DA TERRA (Estas esferas são chamadas de “Trevas” e “Abismo”).
O Daime oscilará com o peso vibracional de cada um de voces para situá-lo na esfera em que você puder alcançar COM ELE para seu aprendizado.
HÁ MAIS SOFRIMENTO EM ALCANÇAR AS ESFERAS SUPERIORES DO QUE
AS ESFERAS INFERIORES EM QUE JÁ ESTAGIAMOS."" (RETIRADO DO TEXTO: MIRAÇÕES POSTADO NESTE BLOG)
Com amor e Fé é que iremos discortinar a verdadeira linguagem do SERVIÇO DA LUZ CONSCIENTE.
VENHAM FAZER PARTE DESSA TRANSFORMAÇÃO, porque muitos ainda se encontram: fracos, oprimidos, medrosos e sobretudo adormecidos da sua verdadeira essência.
Paz, Luz, Gratidão, Discernimento, DESPERTAMENTO e CORAGEM em todos os nossos Quadrantes.
Abraços fraternos
Lúcia e Beto
61 - 99897325 OU 84165005
institutoxamanicosaintgermain@gmail.com
institutoxamanicosaintgermain@hotmail.com
( O CONVITE PARA O NOSSO TRABALHO SERÁ ENVIADO POR E-MAIL AINDA HOJE )
“Existem três coisas que não podem ser escondidas por muito tempo: a Lua, o Sol e a VERDADE.” - Sidhartha Gautama
domingo, 22 de maio de 2011
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Umbanda X Xamanismo
“Enquanto a Umbanda é a farmácia o Xamanismo é a medicina”.
Essa frase não me desceu bem quando a ouvi pela primeira vez. Pareceu-me mais uma forma de preconceito com relação a Umbanda, pois vamos a farmácia quando precisamos comprar um remédio receitado pelo médico. A Umbanda não é um balcão comercial onde se pode comprar remédios, mesmo que alguns a queiram torná-la nisto, pois ela própria é capaz de receitar os remédios apropriados para certos males da alma e do corpo humano sem cobrar mais que a consciência necessária para tal, afinal, boa parte das pesquisas de laboratório de novos fármacos surgem da sabedoria ancestral. É verdade que quando a coisa aperta o ser humano procura recorrer àquilo que está mais a mão, da mesma maneira que quando uma dor física surge recorre-se a emergência hospitalar. Mas a Umbanda não é uma medicina espiritual de emergência, apesar de no imediatismo para resolvermos os nossos problemas, supostamente espirituais, que nós mesmos geramos, na maioria das vezes, recorrermos a um templo umbandista. Sendo assim ao escrever sobre Umbanda e Xamanismo quero dizer que Umbanda é Xamanismo. E se Xamanismo é Medicina, Umbanda também o é. A meu ver Umbanda é um dos Xamanismos que existem.
Mas há muita incompreensão nessa área.
Xamanismo é um conceito muito vasto e plural, pode-se falar em Xamanismos, mas todos os estudiosos reconhecem que essa pluralidade possui elementos comuns, tornando-se uma unidade na diversidade. Assim não há Xamanismo sem o culto à Terra e suas forças espirituais e sagradas. Um xamã é alguém que é capaz de dizer, sentir e perceber a Terra como sua e a si mesmo como pertencente à Terra, é alguém plenamente consciente de sua ligação com a Terra e suas forças espirituais. Ele diz: – Tudo isto é meu, toda a Terra é minha. E a própria Terra lhe responde: – E tu és meu. Isso confere uma consciência da responsabilidade para com a Terra e suas forças espirituais que é a marca do xamã.
E sendo o Xamanismo um conhecimento vasto e plural, a Umbanda também o é, assim existem diferentes Umbandas. Isso é sabido e notório. Mas entre todas as diferentes Umbandas existem elementos comuns. São eles, em nosso modo de ver, os seguintes:
1 – O culto as forças espirituais da Natureza: Os Orixás
2 – O cultivo do poder espiritual do ser humano
As diferentes formas de culto aos Orixás são:
1 – Através de trabalhos mágicos que usam o magnetismo humano, animal, vegetal, mineral e do próprio ambiente natural, dentro de uma geometria, em conformidade com os pontos cardeais da Terra e outros pontos de poder da Terra.
2 – Através das chamadas de poder ou pontos cantados onde são usados instrumentos musicais como o tambor ou atabaque.
As diferentes formas de cultivo do poder espiritual do ser humano são:
1 – A mediunidade, da qual a incorporação é apenas um tipo, mas é o tipo preponderante na Umbanda praticada hoje em dia e através da qual são realizadas as consultas, isto a nosso ver contribui para aquele quadro de atendimento que molda a Umbanda dentro de uma visão de farmácia, pois na maioria das vezes as pessoas vão em busca de resolver problemas imediatos e materiais de ordem emocional ou profissional, ignorando a busca pela sabedoria dos Orixás.
2 – A sintonização: a capacidade de concentrar-se e vibrar dentro de uma freqüência de energia para se alcançar certos estados alterados de consciência que nos conduzam a um estado de iluminação plena, nossa perfeita integração com nós mesmos e com a Natureza.
Não há na prática diferença entre a mediunidade e a sintonização, mas estamos usando os dois conceitos para criar uma diferença intencional que é a seguinte:
Em nosso modo de entender, na Umbanda, o progresso espiritual do ser humano não consiste em receber entidades porque nesse caso são elas que estão vindo até nós. O verdadeiro progresso espiritual consiste numa ampliação da consciência onde somos capazes de ir até as realidades onde as diversas entidades vivem e estar mais conscientes de nossas próprias realidades interiores (padrões de comportamento). Assim, a mediunidade que é entendida, normalmente, como processo de incorporação é diferente da sintonização que entendemos como um processo de ampliação da consciência, que envolve a conexão com o nosso deus interior.
Para que a sintonização ocorra o processo de desenvolvimento espiritual tem que estar assentado em nossa capacidade de administrar a nossa própria energia. Isso se dá em três passos estratégicos simples:
1 – Acumular
2 – Recanalizar
3 – Ampliar
Assim, a Umbanda pode ser definida como uma medicina xamânica que usa a força dos Orixás para o processo de ampliação da consciência humana e não um atendimento de balcão espiritual para tão somente resolver questões imediatas e materiais. Está na hora do ser humano acordar de vez para urgência de assumir a responsabilidade sobre sua própria vida e não querer que outros a resolvam para si. Antes ele deve buscar estar consciente do que nele promove os problemas nos quais ele próprio se envolve.
Os Orixás são os Deuses da Natureza, forças impessoais e conscientes (que foram antropomorfizadas por determinado nível de compreensão humana), que no Egito Antigo eram chamados de Néteres e que possuem diferentes nomes conforme a tradição mística de cada povo.
É bom definirmos o que entendemos por Orixá. Orixá é uma força cósmica que atua através de uma determinada potência da Natureza. Assim, por exemplo, Iemanjá é uma força cósmica que atua através do Mar.
Há sete Orixás essenciais dos quais os outros são desdobramentos. Como as sete notas musicais são capazes de comporem infinitas melodias, os 7 Orixás são capazes de criar infinitas formas naturais, gerando um tipo de informação ou conhecimento que pode ser acessado através da própria Natureza e que está codificado no próprio ser humano.
Cada elemento da Natureza é influenciado por um Orixá. Assim cada Orixá possui uma ou mais plantas que lhe são pertencentes porque energeticamente compatíveis. O mesmo vale para as pedras, os metais e os animais, incluindo o ser humano, que possui como atributo peculiar a capacidade de sintonizar em diferentes freqüências vibratórias mesmo tendo uma que lhe é própria ou que prepondera em seu campo de energia.
O que habilita o ser humano a vibrar em diferentes freqüências vibratórias é um elemento de seu corpo de energia que xamãs, tal como Carlos Castaneda, chamam de o ponto de aglutinação. A grosso modo o ponto de aglutinação é uma espécie de “dial” que nos permite sintonizar em diferentes faixas vibratórias porque atravessado por infinitos campos de energia vibratória do nosso multiverso.
Essa capacidade de sintonização do ser humano lhe permite um nível de realização pessoal que é profundamente mágico, pois o habilita a transformar-se num ser capaz de mudar sua estrutura energética, fazendo-o assim um xamã, após árduo treino e disciplina de uma vida inteira.
Essa capacidade mágica do ser humano de vibrar em diferentes freqüências de energia o vincula a uma força cósmica de uma maneira muito peculiar, a um Orixá de forma muito especial, que é um Orixá síntese, por que congrega em si os outros Orixás: Oxalá ou Orixalá, que significa o Orixá dos Orixás. Assim o ser humano é capaz de seguir a trilha do orixalato, pois é capaz de transitar conscientemente entre diferentes faixas vibratórias, mesmo tendo em si uma faixa onde vibra mais facilmente e que prepondera em seu campo de energia.
Dentro da Umbanda existem antigos xamãs de origem índia e africana que compõem a sua egrégora e guardam consigo os segredos ancestrais. Eis uma outra razão para se compreender que Umbanda é Xamanismo, pois sua egrégora espiritual está formada por xamãs de diferentes procedências unificados através Dela, Umbanda.
Um desses segredos ancestrais é o culto da Jurema, Yurema, árvore sagrada em diferentes culturas, que se faz referência em pontos cantados de Umbanda e que está sendo resgatado.
A própria Bíblia lhe faz referência. Na própria Bíblia a árvore do conhecimento ocupa um papel central porque proibida ao homem. Porque haveria de ser o acesso ao conhecimento algo proibido? A quem interessa manter o homem na ignorância? Há um conhecimento que foi perseguido, proibido, reprimido e que precisa ser revelado para que o homem possa reconquistar seu lugar no Jardim do Éden.
Assim, uma das funções da Umbanda é o resgate desses antigos conhecimentos ancestrais que foram destruídos devido ao processo de colonização que o Brasil sofreu por parte de Portugal, patrocinado ideologicamente pela Igreja Católica.
Esse processo de colonização deixou marcas severas na alma do povo brasileiro e uma dessas cicatrizes ainda não devidamente fechada é o preconceito com relação à própria Umbanda. E nem nela, na própria Umbanda se vista como farmácia, poderíamos encontrar um remédio que possa sanar o preconceito, já que a ignorância é um vírus que assume diferentes formas, mutável, e de antídoto ainda a ser encontrado. Por outro lado, se estamos executando o resgate desse conhecimento ancestral é porque fomos criando a necessária resistência contra a ignorância e a dominação ideológica em suas diferentes manifestações viróticas.
Salve o Xamanismo, Salve a Umbanda! Saravá,
Fonte: http://pistasdocaminho.blogspot.com/
segunda-feira, 9 de maio de 2011
MIRAÇÕES
No presente estudo há citações de colaboradores que trataram deste assunto em
algumas Comunidades. Meu agradecimento a eles.
Lembro que as divisões e classificações aqui relacionadas são mero esforço didático
para melhor entendimento. O mundo espiritual é vasto e as regras de sua contemplação
e sua atuação ainda estão além de nossa compreensão.
Mas nos cabe o esforço de entendê-lo o melhor que pudermos...
1) O QUE SÃO AS MIRAÇÕES?
São as visões espirituais conseguidas quase sempre em estados de consciência
expandida durante os trabalhos com a ayahuasca em rituais do Santo Daime, União do
Vegetal, Barquinha, Xamanismo e Ayahuasqueiros.
Como toda contemplação espiritual ocorre pelo fenômeno da SINTONIA ENTRE O
OBSERVADOR E O OBSERVADO, você se torna o protagonista de uma ação que se
passa num mundo extremamente “real, encantado, místico, mágico e sagrado” em que
tudo fica como é: junto, ligado e único.
Mas as mirações não fogem da LEI ESPIRITUAL QUE DETERMINA QUE VOCÊ SÓ
CONTEMPLARÁ O QUE O SEU ESPÍRITO PUDER COMPREENDER.
Não há miração sem propósito. Por exemplo, a miração de um acidente servirá para
você tentar evitá-lo. Isto porque o que você vivenciar nas mirações influenciarão
fortemente nas situações dos planos físico, mental e espiritual.
Durante esse estado ATEMPORAL sua percepção ficará ampliada por estar com menor
influência que a matéria exerce sobre os seus sentidos.
A PERCEPÇÃO NA MIRAÇÃO É PRÓXIMA A DE UM ESPÍRITO DESENCARNADO.
2) O QUE VOCÊ VAI MIRAR?
Como os rituais que usam a ayahuasca são ESCOLAS INICIÁTICAS, é o Mestre quem
determinará o que você vai mirar.
Cada espírito possui UM PESO ESPECÍFICO que o nivela com o plano espiritual afim
em que se manifesta. Você poderá mirar ensinamentos a serem aplicados do mundo
físico e no seu cotidiano. Mas para você sair do nível físico você terá que SUBIR OU
DESCER vibracionalmente.
Você poderá oscilar entre os AS SETE ESFERAS CONCÊNTRICAS que constituem o
planeta Terra
SÃO QUATRO ESFERAS SUPERIORES QUE ESTÃO ACIMA DO FÍSICO
EM TORNO DA TERRA EM DIREÇÃO AO ESPAÇO SIDERAL (Estas esferas são
chamadas de: “Umbral”, “Arte, Cultura e Ciência”, “Amor Universal” e “Diretrizes do
Planeta”).
SÃO DUAS ESFERAS INFERIORES NO INTERIOR DA TERRA (Estas esferas são
chamadas de “Trevas” e “Abismo”).
O Daime oscilará com seu peso vibracional para situá-lo na esfera em que você puder alcançar COM ELE para seu aprendizado.
Você viverá a “PEIA”. Você sofrerá menos se confiar e não resistir.
HÁ MAIS SOFRIMENTO EM ALCANÇAR AS ESFERAS SUPERIORES DO QUE
AS ESFERAS INFERIORES EM QUE JÁ ESTAGIAMOS.
3) COMO A MIRAÇÃO COMEÇA?
Antes de atingir um nível adjacente, você atravessará por seus próprios planos
conscienciais, vivenciando sensações corpóreas características deles, que são:
a) Sensação corporal de “pressão mediunizante” causado pela força do cipó.
b) Diagramas visuais fragmentados (OU FRACTAIS) causado pela “luz” da folha.
c) Passagem pelo seu inconsciente pessoal (sonhos, devaneios, pensamentos desconexos
e desejos).
d) Passagem pelo inconsciente coletivo de “Jung”.
Mas se julgar o melhor, o Daime poderá pular etapas ou inverter as seqüências.
3) POR QUE VOCÊ MIRA?
Você mira quando já tem o centro de força da dupla visão em desenvolvimento ou
desenvolvido.
Mas para o Daime, o mais importante não é se o aprendizado virá por miração ou não,
mas como obter o melhor entendimento para você.
Na miração, seus centros de força ficam mais ativos, seu peso espiritual pode aumentar
ou diminuir e você entrará em contato com seres de mesmo teor espiritual que você
conseguir alcançar na miração.
Com a assistência do Daime, você poderá ir muito mais alto ou mais baixo
vibracionalmente do que você conseguiria com seus próprios recursos.
No estado de miração, VOCÊ ATUA NO MUNDO DAS CAUSAS, ONDE TUDO É VIVO, VIBRANTE, MODELADOR E REPARADOR. Você passa a atuar no mundo espiritual, contíguo ao nosso, onde tudo se origina e afeta você diretamente.
A miração é um ESTADO DE SONHAR DESPERTO COM EXTREMA
LUCIDEZ, daí a facilidade que você encontrará em receber instruções desde aspectos
práticos da sua vida física até intrincadas questões espirituais.
Neste estado provisório de ALMA EMANCIPADA, as situações ATEMPORAIS lhe
serão mostradas em busca de uma solução pelo ENTENDIMENTO.
Mesmo que você descreia das situações, elas acontecerão conforme ACERTADO NO
MUNDO ASTRAL, por isso é comum se dizer que o que se resolve na miração é
transposto e realizado no mundo físico.
Como as lições são para a alma, o Daime “ultrapassa” a limitação da mente e se
comunica com sua alma pela LINGUAGEM UNIVERSAL DOS SÍMBOLOS.
4) POR QUE VOCÊ NÃO MIRA?
Por uma série de fatores:
1º. - Se o seu centro de força da dupla visão ainda não estiver desenvolvido ou se não
está em desenvolvimento,
2º. - Se você tiver algum bloqueio (orgânico, mental ou espiritual),
3º. - Se o Daime julgar não haver necessidade,
4º. - Se o Daime quiser desenvolver sua perseverança.
A miração também é uma forma de poder. Não se esqueça de que os poderes estão a
serviço da sua consciência.
Buscar o poder antes do saber é inverter a ordem ritualística do Daime e isto Ele não
permitirá.
Deixe que o Daime avalie sua necessidade de miração porque ele sabe mais das suas
necessidades do que você.
5) O QUE AFETA A MIRAÇÃO?
Diversos fatores:
1º. - O local onde o trabalho é realizado,
2º. - O grupo presente ao trabalho,
3º. - A origem do Daime (quem o fez),
4º. - O grau (a concentração) do Daime,
5º. – A forma de atuação do Dirigente,
6º. – O nível espiritual de quem estiver mirando e
7º. - A “qualidade” (circunstâncias) do feitio.
Este último item está estritamente relacionado à qualidade da folha utilizada no Daime, já que A CLAREZA DA MIRAÇÃO TAMBÉM DEPENDERÁ DA QUALIDADE DA FOLHA USADA NO DAIME.
Com todas estas variantes, se COMPROVA QUE EM REUNIÕES
ESPIRITUALMENTE GUARNECIDAS PELOS ESPÍRITOS DE LUZ, O FATOR
ESPIRITUAL PREVALECERÁ SOBRE O QUÍMICO.
6) O QUE VOCÊ MIRA?
Quatro tipos de mirações:
1º. - AS COTIDIANAS: São as relacionadas com a mente, com A ESFERA FÍSICA e que conterão questões sociais, morais e éticas do nosso dia a dia.
2º. - AS ARQUETÍPICAS: São as representadas por símbolos universais tais como
serpentes, águias, espadas, castelos, cálices e seres míticos ou mitológicos que se
relacionam ao seu inconsciente pessoal ou ao inconsciente coletivo de “Jung”. Estas
mirações são patrocinadas pelas esferas do “Umbral” ou da “Arte, Cultura e Ciência”.
3º. - AS REVELADORAS: São aquelas relacionadas com estados vibracionais sutis e aos chamados “seres divinos” que se valem de todas as formas de entendimento ou cura: sons, cores, perfumes, corpos luminosos, imagens, figuras geométricas, símbolos, raios cósmicos, campos de força, diversas técnicas e dispositivas espirituais que ainda são desconhecidos para nós.
Estas mirações estão relacionadas à esfera do “Amor Universal”.
4º. - AS DAS DIRETRIZES ESPIRITUAIS: Onde você se integra com A ESSÊNCIA DIVINA em estado de não mente para esclarecimentos que visam acelerar seu progresso espiritual e do seu grupo.
Estas mirações estão relacionadas à esfera “Diretrizes do Planeta”.
7) HÁ RELAÇÃO ENTRE O DIRIGENTE E AS MIRAÇÕES?
Sim.
É que cada dirigente, seja ele Padrinho, Mestre, ayahuasqueiro ou Xamã tem sua própria
linha de desenvolvimento e imprimirá estas características nos trabalhos.
O DIRIGENTE, QUASE SEMPRE, É O “TETO” ESPIRITUAL DOS TRABALHOS, daí a importância de sua conduta moral.
UM DIRIGENTE ATRAIRÁ SEMPRE SERES IGUAIS A ELE PARA SEU GRUPO QUE REFORÇARÁ A SUA CONDUTA!
Um bom dirigente será sempre um FACILITADOR.
Trabalho com ayahuasca sem um bom dirigente é semelhante a barco sem rumo. Poderá ir para qualquer lugar.
É inverídica a afirmação de que um dirigente SABE O QUE ESTÁ
ACONTECENDO COM CADA UM DOS PARTICIPANTES NA REUNIÃO.
O Daime o instruirá de como está a reunião NO GERAL e poderá intuí-lo para auxílio
de alguns participantes.
8) VOCÊ PODE COMENTAR SUAS MIRAÇÕES?
Sim.
Mas só com quem puder analisá-las para obter uma abrangência dos seus significados que só uma pessoa experiente pode conhecer.
Preferentemente, converse com o dirigente dos seus trabalhos. Por ser um orientador é que se diz no Daime que "neste caminho não se anda sem Padrinho".
Mas não endeuse o seu dirigente. Se ele fosse alma superior não estaria por aqui.
Os dirigentes são sempre almas falidas e altamente comprometidas com o seu
progresso!
Guardar uma miração para si pode trazer uma interpretação errada.
NÃO QUERER CONTAR PODE SER UMA FORMA REFINADA DE EGOÍSMO
ESPIRITUALIZADO POR VOCÊ SUPOR QUE RECEBEU ALGO MUITO
ESPECIAL POR SER ALGUÉM MELHOR QUE OS OUTROS COMPONENTES DO SEU GRUPO! PURA ILUSÃO!
HÁ MIRAÇÕES QUE SÃO MUITO ASSEMELHADAS COM PESSOAS
DIFERENTES PORQUE REPRESENTAM A MESMA LIÇÃO.
É CONFORTANTE SABER QUE O QUE VOCÊ ESTIVER VIVENDO NA MIRAÇÃO É NATURAL, JÁ OCORRIDO COM OUTRAS PESSOAS E O CONFORTARÁ NA SUA VEZ.
Um bom teste de humildade será você comentar uma miração especial com
naturalidade. Será semelhante a um embaixador que visitou um país desenvolvido mas que ainda não mereceu morar nele.
9) PORQUE AS PESSOAS NÃO COMENTAM SUAS MIRAÇÕES?
Não comentam porque não têm o que comentar e se prevalecem desta regra
ultrapassada.
Estamos na era da comunicação, com inúmeras terapias holísticas, com estudos
espiritualistas e paranormais, com a Caótica e a Física Quântica e as pessoas insistemem se conservar na era medieval?
Os trabalhos com ayahuasca são do tipo UNIVERSIDADE DA ALMA.
Ora, é insano, tolo e perigoso colocarmos um garoto do jardim de infância numa
Universidade e deixar que ele vá aprendendo por si mesmo!
Há quem argumente que as mirações não devem ser comentadas porque todos
nós estamos na mesma escola, mas temos graus diferentes.
Isto é verdade, mas toda boa escola possui UM BOM PROFESSOR.
Numa mesma classe de mesmo grau, sempre haverá diferentes níveis de entendimento.
Se o professor se basear nesta suposição, nunca esclarecerá a lição ensinada!
O BOM PROFESSOR NIVELARÁ A EXPLICAÇÃO DE FORMA QUE TODOS
ENTENDAM CONFORME O NÍVEL QUE POSSUAM.
Pense: Qual é o instrumento tecnológico de aprendizado que você está usando neste
exato instante?...
10) POR QUE OS PIONEIROS PEDIAM QUE AS MIRAÇÕES NÃO FOSSEM
CONTADAS?
Porque os ritos da Barquinha, Santo Daime e União do vegetal nasceram entre pessoas simples e humildes e numa época com forte acento cultural e de pouco entendimento espiritual.
Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita já dizia: ANTES REJEITAR MIL
VERDADES DO QUE ACEITAR UMA SÓ MENTIRA!
Ao que parece, os pioneiros seguiam a mesma regra, ao invés de interpretar as mirações
erroneamente, achavam melhor não interpretá-las!
A época em que vivemos é absurdamente diferente da época dos pioneiros.
Hoje talvez eles dissessem:- ANALISAR MIL MENTIRAS PARA NÃO PERDER
UMA SÓ VERDADE!
11) PORQUE AS MIRAÇÕES SÃO SIMBÓLICAS E ATEMPORAIS?
Porque as mirações são LIÇÕES PARA SUA ALMA e não para a sua mente. A mente é
um acúmulo de nossas experiências e nada sabe sobre as mirações.
12) POR QUE SÃO SIMBÓLICAS?
Porque SÃO RECORDAÇÕES de experiências em tempos imemoriais desde quando
ainda nem pensávamos e nem tínhamos mente! Por isso é que as mirações usam a única
linguagem que sempre existiu: A LINGUAGEM UNIVERSAL DOS SÍMBOLOS!
13) POR QUE SÃO ATEMPORAIS?
Porque provêem da onisciência divina que tudo sabe e que está no AQUI E AGORA e
não se prende ao tempo.
14) COMO SABER O QUE PODE SER OU NÃO PODE SER CONTADO?
O Daime diz!
15) CONCLUSÃO:
CUIDADO COM AS MIRAÇÕES: VOCÊ NÃO PROFANARÁ IMPUNEMENTE O
QUE PERTENCER A TODOS NEM PROFANARÁ IMPUNEMENTE O QUE NÃO
PUDER SER CONTADO.
É contrário à sua evolução você arquivar o que PODE ser divulgado por julgar ser uma experiência sua e exclusiva. Ela é pessoal, mas ou provém do inconsciente coletivo de Jung ou da fonte comum super consciente que é Deus e pertence a todos.
É contrário à evolução você banalizar o que NÃO PODE ser divulgado ou adulterar um
fato de origem espiritual.
As mirações exigirão de você muito discernimento para entendê-las porque você não está muito familiarizado com a linguagem simbólica universal e situações atemporais com que os seres ascencionados se comunicam com você.
É preciso vigiar o EGO, que acha saber de tudo, para que não entre na estória, se
espiritualize e aí nos tornemos, reis, rainhas, príncipes, princesas, figuras estóicas e
mártires. SEREMOS TODOS MENOS NÓS MESMOS!
TODOS OS MESTRES E AVATARES NUNCA NEGARAM ESCLARECER AOS
SEUS DISCÍPULOS COMO ELES PODIAM ENTENDER...
O Cristo Planetário, através de seu médium Jesus, nos ensinou leis e verdades que
podiam ser entendidas há dois mil anos e que até hoje nos fazem pensar!
Afinal, o caminho da ayahuasca é do autoconhecimento, o conhecimento por dentro,
uma versão moderna do "conhece a ti mesmo".
E numa escola de conhecimento, mais conhecer é avançar!
Guardar conhecimento é hermetizar a liberdade e aprisionar as consciências!
Deixemos isso para os políticos! O nosso caso é cuidar da LUZ QUE NÃO DEVE SER
GUARDADA DEBAIXO DO ALQUEIRE...
E não se esqueça!
Mirar é importante! Mas mais importante é ser a própria miração!
É fazer da miração um agente transformador de sua consciência.
E que Deus nos ajude!
..................
Julio da Mata
Comunidade Daime- Casa de Maria Damião
Estudo sobre as mirações.
De Julio da Mata
Comunidade Daime- Casa de Maria Damião
No presente estudo há citações de colaboradores que trataram deste assunto em
algumas Comunidades. Meu agradecimento a eles.
Lembro que as divisões e classificações aqui relacionadas são mero esforço didático
para melhor entendimento. O mundo espiritual é vasto e as regras de sua contemplação
e sua atuação ainda estão além de nossa compreensão.
Mas nos cabe o esforço de entendê-lo o melhor que pudermos...
1) O QUE SÃO AS MIRAÇÕES?
São as visões espirituais conseguidas quase sempre em estados de consciência
expandida durante os trabalhos com a ayahuasca em rituais do Santo Daime, União do
Vegetal, Barquinha, Xamanismo e Ayahuasqueiros.
Como toda contemplação espiritual ocorre pelo fenômeno da SINTONIA ENTRE O
OBSERVADOR E O OBSERVADO, você se torna o protagonista de uma ação que se
passa num mundo extremamente “real, encantado, místico, mágico e sagrado” em que
tudo fica como é: junto, ligado e único.
Mas as mirações não fogem da LEI ESPIRITUAL QUE DETERMINA QUE VOCÊ SÓ
CONTEMPLARÁ O QUE O SEU ESPÍRITO PUDER COMPREENDER.
Não há miração sem propósito. Por exemplo, a miração de um acidente servirá para
você tentar evitá-lo. Isto porque o que você vivenciar nas mirações influenciarão
fortemente nas situações dos planos físico, mental e espiritual.
Durante esse estado ATEMPORAL sua percepção ficará ampliada por estar com menor
influência que a matéria exerce sobre os seus sentidos.
A PERCEPÇÃO NA MIRAÇÃO É PRÓXIMA A DE UM ESPÍRITO DESENCARNADO.
2) O QUE VOCÊ VAI MIRAR?
Como os rituais que usam a ayahuasca são ESCOLAS INICIÁTICAS, é o Mestre quem
determinará o que você vai mirar.
Cada espírito possui UM PESO ESPECÍFICO que o nivela com o plano espiritual afim
em que se manifesta. Você poderá mirar ensinamentos a serem aplicados do mundo
físico e no seu cotidiano. Mas para você sair do nível físico você terá que SUBIR OU
DESCER vibracionalmente.
Você poderá oscilar entre os AS SETE ESFERAS CONCÊNTRICAS que constituem o
planeta Terra
SÃO QUATRO ESFERAS SUPERIORES QUE ESTÃO ACIMA DO FÍSICO
EM TORNO DA TERRA EM DIREÇÃO AO ESPAÇO SIDERAL (Estas esferas são
chamadas de: “Umbral”, “Arte, Cultura e Ciência”, “Amor Universal” e “Diretrizes do
Planeta”).
SÃO DUAS ESFERAS INFERIORES NO INTERIOR DA TERRA (Estas esferas são
chamadas de “Trevas” e “Abismo”).
O Daime oscilará com seu peso vibracional para situá-lo na esfera em que você puder alcançar COM ELE para seu aprendizado.
Você viverá a “PEIA”. Você sofrerá menos se confiar e não resistir.
HÁ MAIS SOFRIMENTO EM ALCANÇAR AS ESFERAS SUPERIORES DO QUE
AS ESFERAS INFERIORES EM QUE JÁ ESTAGIAMOS.
3) COMO A MIRAÇÃO COMEÇA?
Antes de atingir um nível adjacente, você atravessará por seus próprios planos
conscienciais, vivenciando sensações corpóreas características deles, que são:
a) Sensação corporal de “pressão mediunizante” causado pela força do cipó.
b) Diagramas visuais fragmentados (OU FRACTAIS) causado pela “luz” da folha.
c) Passagem pelo seu inconsciente pessoal (sonhos, devaneios, pensamentos desconexos
e desejos).
d) Passagem pelo inconsciente coletivo de “Jung”.
Mas se julgar o melhor, o Daime poderá pular etapas ou inverter as seqüências.
3) POR QUE VOCÊ MIRA?
Você mira quando já tem o centro de força da dupla visão em desenvolvimento ou
desenvolvido.
Mas para o Daime, o mais importante não é se o aprendizado virá por miração ou não,
mas como obter o melhor entendimento para você.
Na miração, seus centros de força ficam mais ativos, seu peso espiritual pode aumentar
ou diminuir e você entrará em contato com seres de mesmo teor espiritual que você
conseguir alcançar na miração.
Com a assistência do Daime, você poderá ir muito mais alto ou mais baixo
vibracionalmente do que você conseguiria com seus próprios recursos.
No estado de miração, VOCÊ ATUA NO MUNDO DAS CAUSAS, ONDE TUDO É VIVO, VIBRANTE, MODELADOR E REPARADOR. Você passa a atuar no mundo espiritual, contíguo ao nosso, onde tudo se origina e afeta você diretamente.
A miração é um ESTADO DE SONHAR DESPERTO COM EXTREMA
LUCIDEZ, daí a facilidade que você encontrará em receber instruções desde aspectos
práticos da sua vida física até intrincadas questões espirituais.
Neste estado provisório de ALMA EMANCIPADA, as situações ATEMPORAIS lhe
serão mostradas em busca de uma solução pelo ENTENDIMENTO.
Mesmo que você descreia das situações, elas acontecerão conforme ACERTADO NO
MUNDO ASTRAL, por isso é comum se dizer que o que se resolve na miração é
transposto e realizado no mundo físico.
Como as lições são para a alma, o Daime “ultrapassa” a limitação da mente e se
comunica com sua alma pela LINGUAGEM UNIVERSAL DOS SÍMBOLOS.
4) POR QUE VOCÊ NÃO MIRA?
Por uma série de fatores:
1º. - Se o seu centro de força da dupla visão ainda não estiver desenvolvido ou se não
está em desenvolvimento,
2º. - Se você tiver algum bloqueio (orgânico, mental ou espiritual),
3º. - Se o Daime julgar não haver necessidade,
4º. - Se o Daime quiser desenvolver sua perseverança.
A miração também é uma forma de poder. Não se esqueça de que os poderes estão a
serviço da sua consciência.
Buscar o poder antes do saber é inverter a ordem ritualística do Daime e isto Ele não
permitirá.
Deixe que o Daime avalie sua necessidade de miração porque ele sabe mais das suas
necessidades do que você.
5) O QUE AFETA A MIRAÇÃO?
Diversos fatores:
1º. - O local onde o trabalho é realizado,
2º. - O grupo presente ao trabalho,
3º. - A origem do Daime (quem o fez),
4º. - O grau (a concentração) do Daime,
5º. – A forma de atuação do Dirigente,
6º. – O nível espiritual de quem estiver mirando e
7º. - A “qualidade” (circunstâncias) do feitio.
Este último item está estritamente relacionado à qualidade da folha utilizada no Daime, já que A CLAREZA DA MIRAÇÃO TAMBÉM DEPENDERÁ DA QUALIDADE DA FOLHA USADA NO DAIME.
Com todas estas variantes, se COMPROVA QUE EM REUNIÕES
ESPIRITUALMENTE GUARNECIDAS PELOS ESPÍRITOS DE LUZ, O FATOR
ESPIRITUAL PREVALECERÁ SOBRE O QUÍMICO.
6) O QUE VOCÊ MIRA?
Quatro tipos de mirações:
1º. - AS COTIDIANAS: São as relacionadas com a mente, com A ESFERA FÍSICA e que conterão questões sociais, morais e éticas do nosso dia a dia.
2º. - AS ARQUETÍPICAS: São as representadas por símbolos universais tais como
serpentes, águias, espadas, castelos, cálices e seres míticos ou mitológicos que se
relacionam ao seu inconsciente pessoal ou ao inconsciente coletivo de “Jung”. Estas
mirações são patrocinadas pelas esferas do “Umbral” ou da “Arte, Cultura e Ciência”.
3º. - AS REVELADORAS: São aquelas relacionadas com estados vibracionais sutis e aos chamados “seres divinos” que se valem de todas as formas de entendimento ou cura: sons, cores, perfumes, corpos luminosos, imagens, figuras geométricas, símbolos, raios cósmicos, campos de força, diversas técnicas e dispositivas espirituais que ainda são desconhecidos para nós.
Estas mirações estão relacionadas à esfera do “Amor Universal”.
4º. - AS DAS DIRETRIZES ESPIRITUAIS: Onde você se integra com A ESSÊNCIA DIVINA em estado de não mente para esclarecimentos que visam acelerar seu progresso espiritual e do seu grupo.
Estas mirações estão relacionadas à esfera “Diretrizes do Planeta”.
7) HÁ RELAÇÃO ENTRE O DIRIGENTE E AS MIRAÇÕES?
Sim.
É que cada dirigente, seja ele Padrinho, Mestre, ayahuasqueiro ou Xamã tem sua própria
linha de desenvolvimento e imprimirá estas características nos trabalhos.
O DIRIGENTE, QUASE SEMPRE, É O “TETO” ESPIRITUAL DOS TRABALHOS, daí a importância de sua conduta moral.
UM DIRIGENTE ATRAIRÁ SEMPRE SERES IGUAIS A ELE PARA SEU GRUPO QUE REFORÇARÁ A SUA CONDUTA!
Um bom dirigente será sempre um FACILITADOR.
Trabalho com ayahuasca sem um bom dirigente é semelhante a barco sem rumo. Poderá ir para qualquer lugar.
É inverídica a afirmação de que um dirigente SABE O QUE ESTÁ
ACONTECENDO COM CADA UM DOS PARTICIPANTES NA REUNIÃO.
O Daime o instruirá de como está a reunião NO GERAL e poderá intuí-lo para auxílio
de alguns participantes.
8) VOCÊ PODE COMENTAR SUAS MIRAÇÕES?
Sim.
Mas só com quem puder analisá-las para obter uma abrangência dos seus significados que só uma pessoa experiente pode conhecer.
Preferentemente, converse com o dirigente dos seus trabalhos. Por ser um orientador é que se diz no Daime que "neste caminho não se anda sem Padrinho".
Mas não endeuse o seu dirigente. Se ele fosse alma superior não estaria por aqui.
Os dirigentes são sempre almas falidas e altamente comprometidas com o seu
progresso!
Guardar uma miração para si pode trazer uma interpretação errada.
NÃO QUERER CONTAR PODE SER UMA FORMA REFINADA DE EGOÍSMO
ESPIRITUALIZADO POR VOCÊ SUPOR QUE RECEBEU ALGO MUITO
ESPECIAL POR SER ALGUÉM MELHOR QUE OS OUTROS COMPONENTES DO SEU GRUPO! PURA ILUSÃO!
HÁ MIRAÇÕES QUE SÃO MUITO ASSEMELHADAS COM PESSOAS
DIFERENTES PORQUE REPRESENTAM A MESMA LIÇÃO.
É CONFORTANTE SABER QUE O QUE VOCÊ ESTIVER VIVENDO NA MIRAÇÃO É NATURAL, JÁ OCORRIDO COM OUTRAS PESSOAS E O CONFORTARÁ NA SUA VEZ.
Um bom teste de humildade será você comentar uma miração especial com
naturalidade. Será semelhante a um embaixador que visitou um país desenvolvido mas que ainda não mereceu morar nele.
9) PORQUE AS PESSOAS NÃO COMENTAM SUAS MIRAÇÕES?
Não comentam porque não têm o que comentar e se prevalecem desta regra
ultrapassada.
Estamos na era da comunicação, com inúmeras terapias holísticas, com estudos
espiritualistas e paranormais, com a Caótica e a Física Quântica e as pessoas insistemem se conservar na era medieval?
Os trabalhos com ayahuasca são do tipo UNIVERSIDADE DA ALMA.
Ora, é insano, tolo e perigoso colocarmos um garoto do jardim de infância numa
Universidade e deixar que ele vá aprendendo por si mesmo!
Há quem argumente que as mirações não devem ser comentadas porque todos
nós estamos na mesma escola, mas temos graus diferentes.
Isto é verdade, mas toda boa escola possui UM BOM PROFESSOR.
Numa mesma classe de mesmo grau, sempre haverá diferentes níveis de entendimento.
Se o professor se basear nesta suposição, nunca esclarecerá a lição ensinada!
O BOM PROFESSOR NIVELARÁ A EXPLICAÇÃO DE FORMA QUE TODOS
ENTENDAM CONFORME O NÍVEL QUE POSSUAM.
Pense: Qual é o instrumento tecnológico de aprendizado que você está usando neste
exato instante?...
10) POR QUE OS PIONEIROS PEDIAM QUE AS MIRAÇÕES NÃO FOSSEM
CONTADAS?
Porque os ritos da Barquinha, Santo Daime e União do vegetal nasceram entre pessoas simples e humildes e numa época com forte acento cultural e de pouco entendimento espiritual.
Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita já dizia: ANTES REJEITAR MIL
VERDADES DO QUE ACEITAR UMA SÓ MENTIRA!
Ao que parece, os pioneiros seguiam a mesma regra, ao invés de interpretar as mirações
erroneamente, achavam melhor não interpretá-las!
A época em que vivemos é absurdamente diferente da época dos pioneiros.
Hoje talvez eles dissessem:- ANALISAR MIL MENTIRAS PARA NÃO PERDER
UMA SÓ VERDADE!
11) PORQUE AS MIRAÇÕES SÃO SIMBÓLICAS E ATEMPORAIS?
Porque as mirações são LIÇÕES PARA SUA ALMA e não para a sua mente. A mente é
um acúmulo de nossas experiências e nada sabe sobre as mirações.
12) POR QUE SÃO SIMBÓLICAS?
Porque SÃO RECORDAÇÕES de experiências em tempos imemoriais desde quando
ainda nem pensávamos e nem tínhamos mente! Por isso é que as mirações usam a única
linguagem que sempre existiu: A LINGUAGEM UNIVERSAL DOS SÍMBOLOS!
13) POR QUE SÃO ATEMPORAIS?
Porque provêem da onisciência divina que tudo sabe e que está no AQUI E AGORA e
não se prende ao tempo.
14) COMO SABER O QUE PODE SER OU NÃO PODE SER CONTADO?
O Daime diz!
15) CONCLUSÃO:
CUIDADO COM AS MIRAÇÕES: VOCÊ NÃO PROFANARÁ IMPUNEMENTE O
QUE PERTENCER A TODOS NEM PROFANARÁ IMPUNEMENTE O QUE NÃO
PUDER SER CONTADO.
É contrário à sua evolução você arquivar o que PODE ser divulgado por julgar ser uma experiência sua e exclusiva. Ela é pessoal, mas ou provém do inconsciente coletivo de Jung ou da fonte comum super consciente que é Deus e pertence a todos.
É contrário à evolução você banalizar o que NÃO PODE ser divulgado ou adulterar um
fato de origem espiritual.
As mirações exigirão de você muito discernimento para entendê-las porque você não está muito familiarizado com a linguagem simbólica universal e situações atemporais com que os seres ascencionados se comunicam com você.
É preciso vigiar o EGO, que acha saber de tudo, para que não entre na estória, se
espiritualize e aí nos tornemos, reis, rainhas, príncipes, princesas, figuras estóicas e
mártires. SEREMOS TODOS MENOS NÓS MESMOS!
TODOS OS MESTRES E AVATARES NUNCA NEGARAM ESCLARECER AOS
SEUS DISCÍPULOS COMO ELES PODIAM ENTENDER...
O Cristo Planetário, através de seu médium Jesus, nos ensinou leis e verdades que
podiam ser entendidas há dois mil anos e que até hoje nos fazem pensar!
Afinal, o caminho da ayahuasca é do autoconhecimento, o conhecimento por dentro,
uma versão moderna do "conhece a ti mesmo".
E numa escola de conhecimento, mais conhecer é avançar!
Guardar conhecimento é hermetizar a liberdade e aprisionar as consciências!
Deixemos isso para os políticos! O nosso caso é cuidar da LUZ QUE NÃO DEVE SER
GUARDADA DEBAIXO DO ALQUEIRE...
E não se esqueça!
Mirar é importante! Mas mais importante é ser a própria miração!
É fazer da miração um agente transformador de sua consciência.
E que Deus nos ajude!
..................
Julio da Mata
Comunidade Daime- Casa de Maria Damião
Estudo sobre as mirações.
De Julio da Mata
Comunidade Daime- Casa de Maria Damião
No presente estudo há citações de colaboradores que trataram deste assunto em
algumas Comunidades. Meu agradecimento a eles.
Lembro que as divisões e classificações aqui relacionadas são mero esforço didático
para melhor entendimento. O mundo espiritual é vasto e as regras de sua contemplação
e sua atuação ainda estão além de nossa compreensão.
Mas nos cabe o esforço de entendê-lo o melhor que pudermos...
1) O QUE SÃO AS MIRAÇÕES?
São as visões espirituais conseguidas quase sempre em estados de consciência
expandida durante os trabalhos com a ayahuasca em rituais do Santo Daime, União do
Vegetal, Barquinha, Xamanismo e Ayahuasqueiros.
Como toda contemplação espiritual ocorre pelo fenômeno da SINTONIA ENTRE O
OBSERVADOR E O OBSERVADO, você se torna o protagonista de uma ação que se
passa num mundo extremamente “real, encantado, místico, mágico e sagrado” em que
tudo fica como é: junto, ligado e único.
Mas as mirações não fogem da LEI ESPIRITUAL QUE DETERMINA QUE VOCÊ SÓ
CONTEMPLARÁ O QUE O SEU ESPÍRITO PUDER COMPREENDER.
Não há miração sem propósito. Por exemplo, a miração de um acidente servirá para
você tentar evitá-lo. Isto porque o que você vivenciar nas mirações influenciarão
fortemente nas situações dos planos físico, mental e espiritual.
Durante esse estado ATEMPORAL sua percepção ficará ampliada por estar com menor
influência que a matéria exerce sobre os seus sentidos.
A PERCEPÇÃO NA MIRAÇÃO É PRÓXIMA A DE UM ESPÍRITO DESENCARNADO.
2) O QUE VOCÊ VAI MIRAR?
Como os rituais que usam a ayahuasca são ESCOLAS INICIÁTICAS, é o Mestre quem
determinará o que você vai mirar.
Cada espírito possui UM PESO ESPECÍFICO que o nivela com o plano espiritual afim
em que se manifesta. Você poderá mirar ensinamentos a serem aplicados do mundo
físico e no seu cotidiano. Mas para você sair do nível físico você terá que SUBIR OU
DESCER vibracionalmente.
Você poderá oscilar entre os AS SETE ESFERAS CONCÊNTRICAS que constituem o
planeta Terra
SÃO QUATRO ESFERAS SUPERIORES QUE ESTÃO ACIMA DO FÍSICO
EM TORNO DA TERRA EM DIREÇÃO AO ESPAÇO SIDERAL (Estas esferas são
chamadas de: “Umbral”, “Arte, Cultura e Ciência”, “Amor Universal” e “Diretrizes do
Planeta”).
SÃO DUAS ESFERAS INFERIORES NO INTERIOR DA TERRA (Estas esferas são
chamadas de “Trevas” e “Abismo”).
O Daime oscilará com seu peso vibracional para situá-lo na esfera em que você puder alcançar COM ELE para seu aprendizado.
Você viverá a “PEIA”. Você sofrerá menos se confiar e não resistir.
HÁ MAIS SOFRIMENTO EM ALCANÇAR AS ESFERAS SUPERIORES DO QUE
AS ESFERAS INFERIORES EM QUE JÁ ESTAGIAMOS.
3) COMO A MIRAÇÃO COMEÇA?
Antes de atingir um nível adjacente, você atravessará por seus próprios planos
conscienciais, vivenciando sensações corpóreas características deles, que são:
a) Sensação corporal de “pressão mediunizante” causado pela força do cipó.
b) Diagramas visuais fragmentados (OU FRACTAIS) causado pela “luz” da folha.
c) Passagem pelo seu inconsciente pessoal (sonhos, devaneios, pensamentos desconexos
e desejos).
d) Passagem pelo inconsciente coletivo de “Jung”.
Mas se julgar o melhor, o Daime poderá pular etapas ou inverter as seqüências.
3) POR QUE VOCÊ MIRA?
Você mira quando já tem o centro de força da dupla visão em desenvolvimento ou
desenvolvido.
Mas para o Daime, o mais importante não é se o aprendizado virá por miração ou não,
mas como obter o melhor entendimento para você.
Na miração, seus centros de força ficam mais ativos, seu peso espiritual pode aumentar
ou diminuir e você entrará em contato com seres de mesmo teor espiritual que você
conseguir alcançar na miração.
Com a assistência do Daime, você poderá ir muito mais alto ou mais baixo
vibracionalmente do que você conseguiria com seus próprios recursos.
No estado de miração, VOCÊ ATUA NO MUNDO DAS CAUSAS, ONDE TUDO É VIVO, VIBRANTE, MODELADOR E REPARADOR. Você passa a atuar no mundo espiritual, contíguo ao nosso, onde tudo se origina e afeta você diretamente.
A miração é um ESTADO DE SONHAR DESPERTO COM EXTREMA
LUCIDEZ, daí a facilidade que você encontrará em receber instruções desde aspectos
práticos da sua vida física até intrincadas questões espirituais.
Neste estado provisório de ALMA EMANCIPADA, as situações ATEMPORAIS lhe
serão mostradas em busca de uma solução pelo ENTENDIMENTO.
Mesmo que você descreia das situações, elas acontecerão conforme ACERTADO NO
MUNDO ASTRAL, por isso é comum se dizer que o que se resolve na miração é
transposto e realizado no mundo físico.
Como as lições são para a alma, o Daime “ultrapassa” a limitação da mente e se
comunica com sua alma pela LINGUAGEM UNIVERSAL DOS SÍMBOLOS.
4) POR QUE VOCÊ NÃO MIRA?
Por uma série de fatores:
1º. - Se o seu centro de força da dupla visão ainda não estiver desenvolvido ou se não
está em desenvolvimento,
2º. - Se você tiver algum bloqueio (orgânico, mental ou espiritual),
3º. - Se o Daime julgar não haver necessidade,
4º. - Se o Daime quiser desenvolver sua perseverança.
A miração também é uma forma de poder. Não se esqueça de que os poderes estão a
serviço da sua consciência.
Buscar o poder antes do saber é inverter a ordem ritualística do Daime e isto Ele não
permitirá.
Deixe que o Daime avalie sua necessidade de miração porque ele sabe mais das suas
necessidades do que você.
5) O QUE AFETA A MIRAÇÃO?
Diversos fatores:
1º. - O local onde o trabalho é realizado,
2º. - O grupo presente ao trabalho,
3º. - A origem do Daime (quem o fez),
4º. - O grau (a concentração) do Daime,
5º. – A forma de atuação do Dirigente,
6º. – O nível espiritual de quem estiver mirando e
7º. - A “qualidade” (circunstâncias) do feitio.
Este último item está estritamente relacionado à qualidade da folha utilizada no Daime, já que A CLAREZA DA MIRAÇÃO TAMBÉM DEPENDERÁ DA QUALIDADE DA FOLHA USADA NO DAIME.
Com todas estas variantes, se COMPROVA QUE EM REUNIÕES
ESPIRITUALMENTE GUARNECIDAS PELOS ESPÍRITOS DE LUZ, O FATOR
ESPIRITUAL PREVALECERÁ SOBRE O QUÍMICO.
6) O QUE VOCÊ MIRA?
Quatro tipos de mirações:
1º. - AS COTIDIANAS: São as relacionadas com a mente, com A ESFERA FÍSICA e que conterão questões sociais, morais e éticas do nosso dia a dia.
2º. - AS ARQUETÍPICAS: São as representadas por símbolos universais tais como
serpentes, águias, espadas, castelos, cálices e seres míticos ou mitológicos que se
relacionam ao seu inconsciente pessoal ou ao inconsciente coletivo de “Jung”. Estas
mirações são patrocinadas pelas esferas do “Umbral” ou da “Arte, Cultura e Ciência”.
3º. - AS REVELADORAS: São aquelas relacionadas com estados vibracionais sutis e aos chamados “seres divinos” que se valem de todas as formas de entendimento ou cura: sons, cores, perfumes, corpos luminosos, imagens, figuras geométricas, símbolos, raios cósmicos, campos de força, diversas técnicas e dispositivas espirituais que ainda são desconhecidos para nós.
Estas mirações estão relacionadas à esfera do “Amor Universal”.
4º. - AS DAS DIRETRIZES ESPIRITUAIS: Onde você se integra com A ESSÊNCIA DIVINA em estado de não mente para esclarecimentos que visam acelerar seu progresso espiritual e do seu grupo.
Estas mirações estão relacionadas à esfera “Diretrizes do Planeta”.
7) HÁ RELAÇÃO ENTRE O DIRIGENTE E AS MIRAÇÕES?
Sim.
É que cada dirigente, seja ele Padrinho, Mestre, ayahuasqueiro ou Xamã tem sua própria
linha de desenvolvimento e imprimirá estas características nos trabalhos.
O DIRIGENTE, QUASE SEMPRE, É O “TETO” ESPIRITUAL DOS TRABALHOS, daí a importância de sua conduta moral.
UM DIRIGENTE ATRAIRÁ SEMPRE SERES IGUAIS A ELE PARA SEU GRUPO QUE REFORÇARÁ A SUA CONDUTA!
Um bom dirigente será sempre um FACILITADOR.
Trabalho com ayahuasca sem um bom dirigente é semelhante a barco sem rumo. Poderá ir para qualquer lugar.
É inverídica a afirmação de que um dirigente SABE O QUE ESTÁ
ACONTECENDO COM CADA UM DOS PARTICIPANTES NA REUNIÃO.
O Daime o instruirá de como está a reunião NO GERAL e poderá intuí-lo para auxílio
de alguns participantes.
8) VOCÊ PODE COMENTAR SUAS MIRAÇÕES?
Sim.
Mas só com quem puder analisá-las para obter uma abrangência dos seus significados que só uma pessoa experiente pode conhecer.
Preferentemente, converse com o dirigente dos seus trabalhos. Por ser um orientador é que se diz no Daime que "neste caminho não se anda sem Padrinho".
Mas não endeuse o seu dirigente. Se ele fosse alma superior não estaria por aqui.
Os dirigentes são sempre almas falidas e altamente comprometidas com o seu
progresso!
Guardar uma miração para si pode trazer uma interpretação errada.
NÃO QUERER CONTAR PODE SER UMA FORMA REFINADA DE EGOÍSMO
ESPIRITUALIZADO POR VOCÊ SUPOR QUE RECEBEU ALGO MUITO
ESPECIAL POR SER ALGUÉM MELHOR QUE OS OUTROS COMPONENTES DO SEU GRUPO! PURA ILUSÃO!
HÁ MIRAÇÕES QUE SÃO MUITO ASSEMELHADAS COM PESSOAS
DIFERENTES PORQUE REPRESENTAM A MESMA LIÇÃO.
É CONFORTANTE SABER QUE O QUE VOCÊ ESTIVER VIVENDO NA MIRAÇÃO É NATURAL, JÁ OCORRIDO COM OUTRAS PESSOAS E O CONFORTARÁ NA SUA VEZ.
Um bom teste de humildade será você comentar uma miração especial com
naturalidade. Será semelhante a um embaixador que visitou um país desenvolvido mas que ainda não mereceu morar nele.
9) PORQUE AS PESSOAS NÃO COMENTAM SUAS MIRAÇÕES?
Não comentam porque não têm o que comentar e se prevalecem desta regra
ultrapassada.
Estamos na era da comunicação, com inúmeras terapias holísticas, com estudos
espiritualistas e paranormais, com a Caótica e a Física Quântica e as pessoas insistemem se conservar na era medieval?
Os trabalhos com ayahuasca são do tipo UNIVERSIDADE DA ALMA.
Ora, é insano, tolo e perigoso colocarmos um garoto do jardim de infância numa
Universidade e deixar que ele vá aprendendo por si mesmo!
Há quem argumente que as mirações não devem ser comentadas porque todos
nós estamos na mesma escola, mas temos graus diferentes.
Isto é verdade, mas toda boa escola possui UM BOM PROFESSOR.
Numa mesma classe de mesmo grau, sempre haverá diferentes níveis de entendimento.
Se o professor se basear nesta suposição, nunca esclarecerá a lição ensinada!
O BOM PROFESSOR NIVELARÁ A EXPLICAÇÃO DE FORMA QUE TODOS
ENTENDAM CONFORME O NÍVEL QUE POSSUAM.
Pense: Qual é o instrumento tecnológico de aprendizado que você está usando neste
exato instante?...
10) POR QUE OS PIONEIROS PEDIAM QUE AS MIRAÇÕES NÃO FOSSEM
CONTADAS?
Porque os ritos da Barquinha, Santo Daime e União do vegetal nasceram entre pessoas simples e humildes e numa época com forte acento cultural e de pouco entendimento espiritual.
Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita já dizia: ANTES REJEITAR MIL
VERDADES DO QUE ACEITAR UMA SÓ MENTIRA!
Ao que parece, os pioneiros seguiam a mesma regra, ao invés de interpretar as mirações
erroneamente, achavam melhor não interpretá-las!
A época em que vivemos é absurdamente diferente da época dos pioneiros.
Hoje talvez eles dissessem:- ANALISAR MIL MENTIRAS PARA NÃO PERDER
UMA SÓ VERDADE!
11) PORQUE AS MIRAÇÕES SÃO SIMBÓLICAS E ATEMPORAIS?
Porque as mirações são LIÇÕES PARA SUA ALMA e não para a sua mente. A mente é
um acúmulo de nossas experiências e nada sabe sobre as mirações.
12) POR QUE SÃO SIMBÓLICAS?
Porque SÃO RECORDAÇÕES de experiências em tempos imemoriais desde quando
ainda nem pensávamos e nem tínhamos mente! Por isso é que as mirações usam a única
linguagem que sempre existiu: A LINGUAGEM UNIVERSAL DOS SÍMBOLOS!
13) POR QUE SÃO ATEMPORAIS?
Porque provêem da onisciência divina que tudo sabe e que está no AQUI E AGORA e
não se prende ao tempo.
14) COMO SABER O QUE PODE SER OU NÃO PODE SER CONTADO?
O Daime diz!
15) CONCLUSÃO:
CUIDADO COM AS MIRAÇÕES: VOCÊ NÃO PROFANARÁ IMPUNEMENTE O
QUE PERTENCER A TODOS NEM PROFANARÁ IMPUNEMENTE O QUE NÃO
PUDER SER CONTADO.
É contrário à sua evolução você arquivar o que PODE ser divulgado por julgar ser uma experiência sua e exclusiva. Ela é pessoal, mas ou provém do inconsciente coletivo de Jung ou da fonte comum super consciente que é Deus e pertence a todos.
É contrário à evolução você banalizar o que NÃO PODE ser divulgado ou adulterar um
fato de origem espiritual.
As mirações exigirão de você muito discernimento para entendê-las porque você não está muito familiarizado com a linguagem simbólica universal e situações atemporais com que os seres ascencionados se comunicam com você.
É preciso vigiar o EGO, que acha saber de tudo, para que não entre na estória, se
espiritualize e aí nos tornemos, reis, rainhas, príncipes, princesas, figuras estóicas e
mártires. SEREMOS TODOS MENOS NÓS MESMOS!
TODOS OS MESTRES E AVATARES NUNCA NEGARAM ESCLARECER AOS
SEUS DISCÍPULOS COMO ELES PODIAM ENTENDER...
O Cristo Planetário, através de seu médium Jesus, nos ensinou leis e verdades que
podiam ser entendidas há dois mil anos e que até hoje nos fazem pensar!
Afinal, o caminho da ayahuasca é do autoconhecimento, o conhecimento por dentro,
uma versão moderna do "conhece a ti mesmo".
E numa escola de conhecimento, mais conhecer é avançar!
Guardar conhecimento é hermetizar a liberdade e aprisionar as consciências!
Deixemos isso para os políticos! O nosso caso é cuidar da LUZ QUE NÃO DEVE SER
GUARDADA DEBAIXO DO ALQUEIRE...
E não se esqueça!
Mirar é importante! Mas mais importante é ser a própria miração!
É fazer da miração um agente transformador de sua consciência.
E que Deus nos ajude!
..................
Julio da Mata
Comunidade Daime- Casa de Maria Damião
..........
sábado, 7 de maio de 2011
terça-feira, 3 de maio de 2011
quarta-feira, 13 de abril de 2011
PALESTRA PÚBLICA
COM O TEMA "VOCE CONHECE AYAHUASCA E SUA LEGALIDADE".
ESTA PALESTRA JÁ FOI REALIZADA EM 07 ESTADOS ( GO - SP - MG - PR - SC - RS - RN)
PELO PALESTRANTE: PADRINHO BETO MAIA
SERÁ ENTREGUE AS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES A PALESTRA EM TEXTO APOSTILA.
LOCAL: ALDEIA AMOR LAKOTA
Rua 108 Quadra 202, Chácara 16, Setor de Chácaras do Clube Militar do Exército, seguir a BR 040 até o Km 20, sentido Brasília – Luziânia, entrar no Jardim Ingá
e seguir sempre em frente.
CONTATO: aldeiaamorlakota@gmail.com
quarta-feira, 30 de março de 2011
PALESTRA PÚBLICA NA ALDEIA AMOR LAKOTA:
SÁBADO - DIA 02 DE ABRIL DE 2011
INÍCIO ÀS 17 HORAS COM TÉRMINO ÀS 18 HORAS
TEMA:
”NORMAS DE CONDUTA DO CNSC E INSTITUTOS IRMÃOS - CONCEITO E APLICAÇÃO EM RITUAIS E CURSOS"
PALESTRANTE:
PADRINHO BETO MAIA
NESTE SÁBADO - DIA 02 DE ABRIL DE 2011 INICIAREMOS UM CICLO DE PALESTRAS PÚBLICAS DE INSTRUÇÃO AOS QUADROS DE MEMBROS COLABORADORES "MADRINHAS, PADRINHOS, FISCAIS E AUXILIAR DE FISCAL" E AOS NOSSOS FREQUENTADORES.
ESTAS PALESTRAS TEM COMO OBJETIVO TRAZER APRENDIZADO A TODOS, RELEMBRANDO, INFORMANDO E RECICLANDO A TODOS OS MEMBROS E FREQUENTADORES.
SEMPRE TRAREMOS TEMAS QUE ABORDEM OS VÁRIOS CONCEITOS E APLICAÇÕES DAS DOUTRINAS, DIRETRIZES E NORMAS DO CNSC E DA ALDEIA AMOR LAKOTA.
OUTROS TEMAS DE CUNHO ABRAGENTE SOBRE:
- XAMANISMO
- FRATERNIDADE BRANCA
- UMBANDA
- EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
- BIBLIA SAGRADA
- CHANUPA
- FOGO SAGRADO
- TENDA DO SUOR
- ANIMAL DE PODER
- TRANSIÇÃO PLANETÁRIA
- LEGALIDADE DA AYAHUASCA e outros.
...
terça-feira, 29 de março de 2011
domingo, 27 de março de 2011
segunda-feira, 21 de março de 2011
sexta-feira, 11 de março de 2011
AYAHUASCA - CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS
O efeito alcançado pela Ayahuasca é devido a um processo bioquímico natural que ocorre no cérebro. Normalmente os neurônios – as células nervosas do cérebro – liberam neurotransmissores para que os impulsos nervosos passem de um para outro carregando informações. Um desses neurotransmissores é a Serotonina. Mas, quando há muita Serotonina, entra em ação uma enzima monoaminoxidase, que destrói as moléculas para garantir o equilíbrio neurológico. Os alcalóides presentes no cipó Mariri impedem a formação dessa enzima, assim, sobra serotonina, o que intensifica as visões e provoca o estado ampliado de consciência. A folha da Chacrona é também muito rica em uma substância chamada Dimetiltriptamina (DMT). Sua molécula é semelhante à da Serotonina e se encaixa nas regiões destinadas ao neurotransmissor, aumentando seu efeito. Após algumas horas o organismo produz mais enzimas que vão pouco a pouco eliminando a DMT e assim o efeito passa.
A Ayahuasca coloca o cérebro em estados ampliados de vibração, trabalhando de forma ótima e assim a pessoa alcança estados elevados de consciência. Ayahuasca não é droga, não cria dependência, não provoca estados alucinatórios desequilibrados, nem há perda de consciência, pelo contrário, o sentimento é de total controle, maior lucidez mental, controle do corpo, sabe-se perfeitamente onde se esta e o objetivo da experiência, que deve sempre ser orientado por um dirigente responsável através de um grupo religioso sério e legalmente constituído.
Cerca de vinte minutos após a ingestão da Ayahuasca a consciência se altera, mudando as ondas cerebrais. Normalmente ocorre redução da freqüência respiratória, diminuição do metabolismo, da pressão sanguínea, mudança de Ph, etc. e com isso aumenta-se a sensibilidade auditiva, olfativa, da visão e do tato. Neste nível a capacidade paranormal aflora espontaneamente, despertando os neurônios, aumentando a capacidade intelectual e criativa. Por vezes ocorre um estado chamado de ‘limpeza’, que é o nome dado ao processo de descondicionamento de antigas couraças, musculares e psíquicas; a "magia" está na oportunidade de se entender o porquê e o quê está sendo descondicionado, tanto no plano físico, como no plano do corpo astral e mental.
O resultado é a pacificação gradual da personalidade e da mente, diminuindo a ansiedade e o medo, equilibrando o sistema nervoso - razão e emoção – permitindo desta forma que o cérebro passe gradualmente de estados Beta (atividade normal) para ondas Allfa (relaxamento) e chegando aos profundos estados Teta, onde ocorrem as experiências de êxtase místico-espiritual.
Naturalmente isto faz com que aumente o nível de criatividade, de inteligência e de equilíbrio, dando à pessoa um inegável aumento de sua auto-estima, uma vez que ela se torna mais intuitiva, mais perceptiva, começando a vencer barreiras no aprendizado das coisas que antes tinha dificuldades, ampliando suas possibilidades de atuação na vida e na relação com o próximo.
Diversos estudos realizados pelas entidades que comungam a Ayahuasca certificam que os usuários se tornam pessoas equilibradas, com saúde, ótima memória, possuem facilidade de aprendizado, maior paz de espírito, um profundo respeito pela natureza, e buscam de forma equilibrada promover a paz e a harmonia entre os povos.
http://www.universomistico.org/s/ayahuasca/artigos.html
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
domingo, 20 de fevereiro de 2011
A Cronologia da Ayahuasca.
A Cronologia da Ayahuasca.
Escrito por eusonho // dezembro 15, 2010 // Plantas, Uncategorized //
2000 A.C. – Há evidências arqueológicas, através de potes e desenhos, que levam a crer que o uso de um chá, feito da PLANTA MESTRA, era conhecido entre os povos do continente desde pelo menos 2.000 A.C..
Século XIII – O inca Manco Capac funda Cuzco (que significa “O Umbigo do Mundo”), capital do Império e estabelece um Estado Teocrático Absolutista. Não se sabe ao certo se aprendeu com os nativos da floresta ou se introduziu o costume de tomar um misterioso CHÁ, reservado apenas aos nobres de sua corte.
Século XVI – Há relatos de que os espanhóis e portugueses observaram a utilização de bebidas na cultura indígena e recriminaram-na: “quando bêbados, perdem o sentido, porque a bebida é muito poderosa; por meio dela comunicam-se com o demônio, porque eles ficam sem julgamento e apresentam várias alucinações que eles atribuem a um deus que vive dentro destas plantas”. (Guerra, 1971). No BRASIL começa para os habitantes nativos do litoral atlântico o GRANDE BALANÇO. A primeira coisa que ocorre é a restrição da LIBERDADE religiosa.
BRASIL COLONIA DE PORTUGAL
1500 – Pedro Álvares Cabral chega ao BRASIL em nome da Igreja Católica Apostólica Romana e inicia a cristianização e a escravização dos povos nativos. No período português do povo brasileiro existiam duas possibilidades: ser livre ou ser escravo, e a liberdade era então somente a do cristão, o que fez surgir o sincretismo religioso.
1533 – Os espanhóis chegam ao Império Inca. Conta a lenda que o inca HUASKAR se refugiou na Floresta Amazônica e levou a receita do misterioso CHÁ. Depois de sua morte, a PLANTA MESTRA passou a ser conhecida como Aya (alma de) Huaskar (chicote), ou seja, Ayahuaska, ou Ayahuasca.
1591 – 1ª visitação da Inquisição no Brasil (BA-PE). Haverá outras em 1618 e 1769. Alguns réus irão para a fogueira em Portugal.
1616 – O uso da Ayahuasca é condenado pela Santa Inquisição.
Século XVII – As missões jesuítas informam a corte portuguesa sobre a existência de “poções diabólicas” feitas pelos índios do Amazonas.
BRASIL IMPÉRIO
1840 – A Harmalina é isolada da planta Peganum Armala em laboratório na Europa.
1849 – O botânico inglês Richard Spruce remete às escondidas para o “Jardim Botânico de Kew” da Inglaterra, mudas de algumas das 11 espécies da SERINGUEIRA. De 1849 a 1864 viajou intensamente através da Amazônia brasileira, venezuelana e equatoriana, para montar um inventário da variedade de espécies de plantas lá encontradas (Schultes and Raffauf, 1992). Spruce fez grande número de descobertas valiosas, incluindo Hevea, os genes da Seringueira e Cinchona, da qual o quinino é derivado e usada pelos nativos da floresta para se fazer bola. Identificou também uma das fontes primárias de uma poderosa destilaria de alucinógenos usada por indíos Mazan e Zaparo, chamada ayahuasca (“vinho das almas ” ou “vinho dos mortos”, na língua quechua).
1851 – Richard Spruce percorre o Rio Negro no interior do Estado do Amazonas e constata que os nativos Tucanos usam a planta Caapi, que ele classifica como pertencente à ordem das Malpigiáceas e ao gênero das Banisterias.
1858 – Spruce encontra a mesma planta sendo usada na tribo Guahibo, na margem superior do rio Orinoco, na Colômbia e Venezuela e, no mesmo ano, entre os Záparos dos Andes peruanos, que denominavam-na Ayahuasca. Villavincencio é o primeiro a descrever o misterioso chá no Rio Napo, na Amazônia equatoriana.
1886 – Simson’s é o primeiro a observar a mistura das plantas na cocção da Ayahuasca.
BRASIL REPÚBLICA
1891 – A REPÚBLICA no Brasil introduz o princípio de separação entre a Igreja e o Estado. O Marechal Deodoro da Fonseca, chefe provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, constituído pelo Exército e pela Armada, em nome da Nação, decreta:
Art. 1º – É proibido à autoridade federal, assim como à dos Estados federados, expedir leis, regulamentos ou atos administrativos estabelecendo alguma religião ou vedando-a, e criar diferenças entre os habitantes do Brasil, por motivo de crenças, opiniões filosóficas ou religiosas.1903 – Ocupação brasileira do território do Acre, que pertencia à Bolívia. Chegam homens vindos dos estados do Ceará e do Maranhão, os soldados da borracha, para a extração do látex. Entram em contato com os nativos.
1902 – O exército de seringueiros de Plácido de Castro toma Xapuri.
1903 – Rebeldes acreanos de Plácido de Castro tomam Puerto Alonso da Bolívia.
1905 – A “telepatina” – outro nome da harmina – é identificada como o “yajé” dos índios (Zerda e Bayon).
1907 – O Marechal Rondon, do Exército Brasileiro, chega às regiões da fronteira amazônica.
1909 – O português António Olívio Rodrigues funda, em 27/6/1909, o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, em São Paulo, sob influência do pensamento filosófico Martinista, criado pelo ocultista Papus. A.O.R. Introduz então cursos esotéricos e faz a distribuição de livros sobre ocultismo e astrologia por correspondência, uma novidade para época.
1909 – Rondon conclui a ligação telegráfica do Amazonas (997 km de selva).
1912 – Raimundo Irineu Serra migra para o Acre, vindo do Estado do Maranhão. Lá atua como seringueiro, soldado da Guarda Territorial, e já é conhecido CURADOR.
1913 – Em Brasiléia (fronteira com o Peru), Irineu experimenta a Ayahuasca com nativos.
1915 – Perto de CUSCO, ex-capital do Império Inca, Mestre Irineu recebe do plano astral o seu primeiro ÍCONE, que chama de Hino.
1918 – Irineu Serra é reconhecido pelo xamã peruano Dom Crescêncio Pizango, em uma sessão de Ayahuasca, como sendo o herdeiro do conhecimento do inca Huaskar. Segundo Pizango, Mestre Irineu era a pessoa que estava em condições espirituais de revolucionar a Ayahuasca no mundo.
1920 – Surge a primeira igreja oficial do Santo Daime na cidade de Rio Branco, capital do Acre, no bairro hoje conhecido como Alto Santo. Mestre Irineu urbaniza a planta sagrada e lhe dá um novo nome: SANTO DAIME.
1931 – A N. N. Dimetiltriptamina (DMT) é sintetizada e identificada como outro alcalóide deste chá.
1934 – A nova Constituição Brasileira declara: Art. 113, prg. 4: É inviolável a liberdade de consciência e de crença e garantido o livre exercício dos cultos religiosos, desde que não contravenham à ordem pública e aos bons costumes. As associações religiosas adquirem personalidade jurídica nos termos da lei civil.
1943 – José Gabriel da Costa, capoeirista, ex-soldado, seringueiro, vem da Bahia para o Acre.
1945 – Daniel Pereira de Matos, músico, poeta e amigo de Mestre Irineu, funda a Capelinha, depois Capelinha de São Francisco e, finalmente, BARQUINHA, no estado do Acre, em Rio Branco.
1955 – A N. N, Dimetiltriptamina (DMT) é identificada como substância natural na planta Piptadenia peregrina (Anadenanthera peregrina).
1957 – Hochstein e Paradies encontram, além de Harmina, a Harmalina e a Tetrahidroharmina na Planta Mestra.
1959 – José Gabriel da Costa encontra a Ayahuasca pelas mãos de um seringueiro chamado Chico Lourenço, em Colocação de Capinzal, na fronteira com a Bolívia.
1961 – José Gabriel da Costa, em Porto Velho, no Estado de Rondônia, funda no dia 22 de julho a UDV – União Do Vegetal – adotando o nome Hoasca para a planta.
1975 – Sebastião Motta registra a entidade religiosa e filantrópica denominada CEFLURIS – Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra, no Estado do Amazonas.
1982 – A Sede Central da UDV sai de Rondônia e se fixa em Brasília.
1985 – O CONFEN, Conselho Federal de Entorpecentes, constitui um grupo multidisciplinar de trabalho com o objetivo de analisar sob o ponto de vista médico-farmacológico, jurídico e social o uso do chá em rituais religiosos.
1987 – O uso da Ayahuasca dentro de contexto religioso começa a ser estudado para futuro reconhecimento no Brasil.
1988 – Na CARTA MAGNA, a Constituição de 5 de outubro de 1988, é mantida a determinação de liberdade religiosa, no artigo 5º.
1991 – As entidades que utilizam o chá assinam a “CARTA de Princípios dos USUÁRIOS”, em Brasília.
1992 – O CONFEN, depois de sete anos de pesquisa, por unanimidade de votos de seus integrantes, decide liberar o uso religioso do Chá em todo o território nacional.
2004 – O CONAD em 4/11/2004 emite parecer reconhecendo a legitimidade, juridicamente, do uso religioso da Ayahuasca (Diário Oficial da União, Edição 214, Seção 1, 08/11/2004, pg. 8).
fonte:
http://www.universomistico.org/yage/yage.php?op=cronologia